RAFAEL QUER PARCERIA DO GOVERNO LULA PARA OBRAS

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), esteve nesta semana em Brasília (DF) em busca de investimentos para garantir a instalação de termelétricas a gás no Piauí. A princípio o governo viabiliza junto ao ministro das Minas e Energias, Alexandre Silveira, o lançamento de um edital de instalação da termelétrica no parque industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da cidade de Parnaíba, Litoral do Estado, que passaria a ser um produtor de gás natural.  

Governo quer cumprir promessa de instalação de termelétricas no Piauí (foto: Ccom)

O objetivo do gestor é atrair mais indústrias e empresas para ZPE de Parnaíba, promessa de sua campanha eleitoral para chegar ao Governo em 2022.  “Será muito importante para o desenvolvimento industrial do Piauí”, disse o governador, frisando que o edital precisará ser refeito em razão de algumas mudanças nos parâmetros.

Ainda em Brasília, o governador também participou de audiências no Supremo Tribunal Federal (STF) com os ministros Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, nas quais tratou sobre todas as ações que envolvem as finanças estaduais que estão sobre a apreciação da Corte.

“Temos aqui a confiança de que o diálogo entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo, tanto da União, quanto dos Estados, e com o Congresso Nacional, chegaremos às melhores soluções para a população, garantindo serviços de educação, segurança, saúde e o bom funcionamento das políticas públicas”, finalizou.

Ministro garantiu apoio ao Governo do Piauí (foto: Ccom)

TERMINAL PESQUEIRO EM LUÍS CORREIA

Na capital Federal, Rafael Fonteles, também, se reuniu com o ministro da Pesca, André de Paula. Na pauta, ele tratou sobre o Terminal Pesqueiro de Luís Correia. “É um passo fundamental para viabilizarmos economicamente o nosso Porto, que será concluído ainda este ano. A ideia é termos, ao lado do Porto, um cais para pescados e uma indústria de conserva de peixes, gerando oportunidades e emprego para a população do litoral piauiense”, disse Rafael Fonteles.

O Parque Empresarial do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, de acordo com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, está em fase de licitação, com previsão de R$ 150 milhões de investimentos oriundos do Tesouro Estadual. O início das obras está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2023 e finalização em 2024.

Rafael quer parceria do Governo Federal para construção de terminal pesqueiro no Litoral (foto: Ccom)O Terminal Pesqueiro é um projeto iniciado em abril de 2021, logo após a criação da Investe Piauí. Segundo Maria Cristina, que preside Complexo do Terminal Pesqueiro, a primeira meta da ação planejada se deu com o estudo de diagnóstico da cadeia da pesca local e de viabilidade técnica para a contratação de construção de um Cais de Atracação para Instalação do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) e para os serviços de Dragagem.

As reuniões do governador do Piauí com ministros do Governo Lula aconteceram na quarta-feira (8), durante visita insticional à Brasilia.

Com informações da CCom

Comente aqui