"ERA PARA FUNCIONAR SEM POLÍTICA PELO MEIO"

Dr. Pessoa entregou o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para um indicado de Valdeci Cavalcante. Isso aconteceu após o prefeito eleito de Teresina voltar atrás no compromisso de campanha: de unificar secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e Economia Solidária (SEMEST) e fazer uma reforma administrativa. Sobre o assunto, o Política Dinâmica conversou com João Vicente Claudino (PTB) que afirma não ter "perdido" a indicação, mas escolhido não seguir com o futuro prefeito. Isso depois que o projeto técnico foi deixado de lado pela futura gestão.

A conversa mudou: JVC aponta que na campanha, a conversa de Dr. Pessoa era uma, depois da campanha, passou a ser outra (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

JVC já estava montando a equipe técnica encarregada de conduzir a economia da capital devolta ao caminho do crescimento. Teresina nos últimos três anos tem sofrido com altos índices de desemprego nas aferições oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e só nos três primeiros meses da pandemia no Brasil (março, abril e maio de 2020), viu serem fechados mais de 5 mil postos de trabalho.

Mas ele largou o projeto depois de entender que Pessoa mudou de ideia e escolheu seguir com a mesma estrutura deixada pelo atual prefeito Firmino Filho (PSDB), apesar de tê-lo criticado com bastante ênfase durante a campanha eleitoral e ter recebido votos de quem acreditava numa mudança.

Dr. Pessoa foi ao encontro de João Vicente com uma promessa de campanha debaixo do braço: não colocar política eleitoral acima do resultado da gestão, mas a conversa mudou na hora de compor o governo (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

No cenário idealizado a princípio e descartado logo em seguida, o pensamento de Pessoa era dar autonomia a JVC para montar uma estratégia focada no resultado prático de geração de emprego e incentivo ao empreendedorismo.  

Segundo João Vicente, quando Dr. Pessoa o procurou pela primeira vez, a história era que o setor de desenvolvimento econômico deveria ser comandado por ele e o PTB. A partir daí, uma equipe técnica começou a ser montada. "Nunca quisemos participação apenas para distribuir cargos, a equipe seria técnica de verdade, coisa jamais vista nesse setor no Piauí. Essa pasta iria funcionar sem política eleitoral pelo meio", afirmou João Vicente ao Política Dinâmica.

Mas a necessidade de acomodar políticos na Prefeitura prevaleceu sobre o compromisso de campanha. "Estamos falando de criar empregos, não de empregar lideranças. São coisas diferentes. Criar emprego é fazer uma oportunidade aparecer onde não existia. Empregar uma liderança é se comprometer apenas com resultado eleitoral e sacrificar um cargo técnico da Prefeitura para isso", avalia o empresário.

João Vicente observa Dr. Pessoa indo para uma gestão que vai seguir com praticamente a mesma estrutura deixada pelo atual prefeito Firmino Filho, criticado durante a campanha (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

O pensamento de uma prefeitura eficiente na geração de emprego foi deixado de lado. Haveria a fusão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Economia Solidária. "A SEMDEC gerencia ações de incentivo e apoio às micro e pequenas empresas. Parte disso se faz com financiamento. Mas o Banco Popular de Teresina está vinculado à SEMEST. A responsabilidade de fomentar o setor produtivo está numa pasta e as ferramentas para fazer isso acontecer estão em outra. Não é logico que as duas deveriam ser uma só?", pondera JVC.

O empresário frisou ainda que não seria uma questão de controlar secretarias, mas de fazer o esforço conjunto dessas estruturas "remarem" no mesmo sentido. Até mesmo o Plano de Governo registrado por Dr. Pessoa para a eleição de 2020 aponta que essas pastas seriam unificadas, uma vez que tudo o que é hoje responsabilidade da SEMEST consta no documento como responsabilidade futura da SEMDEC, o que não deve mais acontecer.

Veja o Plano e Governo de Dr. Pessoa clicando aqui!

Valdeci Cavalcante indicou o advogado Marcelo Eulálio para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Teresina. Marcelo é especialista em Bioética e mestre em Políticas Públicas e já fez parte da Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina.

Comente aqui