Prefeitura entrega títulos de posse para 153 famílias da zona Rural

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã de domingo (27), da entrega de registros de imóveis, para 153 famílias residentes dos povoados Camboa II e III, na zona rural norte da cidade. O evento aconteceu na sede da Associação de Moradores do Camboa III, faz parte da agenda de comemorações do aniversário de 171 anos de Teresina e contou com a presença da primeira-dama Samara Conceição.

Dr. Pessoa ressaltou que a regularização é o benefício voltado para os mais vulneráveis e, na história de Teresina, é a primeira vez que uma gestão municipal se volta para realizar uma ação como essa. “Com os registros, as famílias passam a ter a garantia da posse legal das suas residências, um sonho esperado há 17 anos por eles”, comentou o prefeito.

O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB, João Duarte, falou sobre a realização do evento. “Este é o momento mais esperado de todo o processo é quando concretizamos o sonho dos moradores. Primeiramente, fizemos a regularização fundiária do Camboa II e III, que são aproximadamente 45 hectares, depois fizemos o parcelamento do solo, na qual ficou regularizado 153 lotes, e as famílias estão aqui, recebendo das mãos do Dr. Pessoa, seus registros de imóveis”, falou.

João Duarte ainda agradeceu a Deus, e toda sua equipe. “Gratidão, por nos dar essa oportunidade de estarmos vivenciando esse momento, porque os moradores de sentiam inseguros em relação aos seus imóveis, e a partir de hoje, o prefeito Dr. Pessoa juntamente da equipe da ETURB, está garantindo a moradia de cada cidadão desse lugar”, complementou.

A presidente da Associação de Moradores do Povoado Camboa III, Ana Cristina, destaca a sensibilidade do prefeito Dr. Pessoa em atender essa reivindicação antiga. “Hoje é um dia histórico que vai ficar marcado nas nossas memórias, já são muitos anos de espera, mas hoje só temos agradecer em nome de todos que fazem a Prefeitura, a ETURB que contribuíram para realização desse sonho”, disse a liderança.

Umas das primeiras moradoras da Camboa II, Francisca Matias, falou que foi um presente receber a documentação de sua casa. “Receber a escritura de nossas casas, depois de muita luta que passamos ao chegar nesse lugar, é um presente de Deus, ele nos enviou o Dr. Pessoa e sua equipe para realizar esse sonho”, relatou Matias.

O senhor Valdinar Oliveira não escondeu o sentimento de alegria e gratidão repetia diversas vezes, que estava muito feliz. “Estou muito feliz com esses documentos em mãos, agora eu posso dizer que somos os proprietários de nosso lote e de nossa casinha”, disse o produtor agrícola.

Muita emoção foi uma cena registrada por várias vezes, a irmã Maria, também uma das primeiras moradas da Camboa II, não escondeu as lágrimas e ficou emocionada ao receber seus documentos das mãos do prefeito.

Para receber o título de posse do imóvel, o requerente ou seu cônjuge apresentaram documento de identificação com foto. “Nossas equipes montaram toda a estrutura necessária no local do evento para que as famílias recebam os documentos rapidamente”, completa a coordenadora de Regularização Fundiária da ETURB, Camilla Rosal.

A meta da Prefeitura de Teresina é entregar 10 mil registros de imóveis neste ano, contemplando 30 núcleos urbanos na cidade, e 60 mil até o final de junho do próximo ano. O evento contou com as presenças de vereadores, autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores da região.

Comente aqui