Pesquisas com profissionais e pacientes do HUT apontam mais de 70% de satisfação

Pesquisas com servidores e usuários do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) destacam a qualidade da unidade de saúde vinculada a Fundação Municipal de Teresina (FMS), mantida pela Prefeitura de Teresina.

A pesquisa de clima organizacional, feita entre os profissionais do HUT, revelou que 96% do quadro sentem orgulho de trabalhar no hospital e 75% se sentem apoiados pela gestão em fazer seu melhor diariamente, cujo propósito é cuidar e salvar vidas.

Realizada entre 11 de maio a 01 de agosto de 2023, a pesquisa foi aplicada por meio do Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH) tendo como base um questionário formado por 16 perguntas. 411 profissionais participaram, as respostas eram dadas de forma sigilosa através de formulário eletrônico do Google forms, uma ferramenta online especializada neste tipo de questionário.

Socorro Rego, assessora técnica da diretoria e responsável pela elaboração e coleta dos dados, destaca que “a pesquisa de clima é uma importante ferramenta de diagnóstico e de promoção de melhorias”.  A profissional ressaltou, ainda, que o grau de orgulho apontado entre os servidores é semelhante aos resultados da avaliação realizada no ano anterior, se mantendo em 96%.

“Isso mostra que a equipe motivada reflete diretamente em uma prestação de serviço com qualidade o que, consequentemente, impacta na satisfação do nosso paciente”, completa Socorro Rego.

Dados da ouvidoria mais recentes destacam que trabalho com foco no bem estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apontaram um índice de 74,4% de satisfação sobre o atendimento, serviços e instalações oferecidos no HUT.

Esse resultado é a média de 73 respostas obtidas através de pesquisa que segue a metodologia Net Promoter Score (NPS), para que qualquer paciente, acompanhante, familiar ou responsável possa manifestar suas opiniões por meio de um formulário eletrônico disponível durante a internação.

Diariamente, são empreendidos diversos esforços para assegurar uma melhor experiência para os usuários dos serviços. Trabalhamos com foco na qualidade, segurança, acolhimento e com várias diretrizes que padronizam os processos no HUT, que já realizou em 2023, mais de 35 mil atendimentos, explica a ouvidora Luciana Carvalho.

Comente aqui