PARTIDOS FORMAM BLOCOS DE OLHO NAS COMISSÕES

Partidos se organizam na formação de blocos para disputar presidência das comissões (Foto:Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (PMDB), pediu agilidade, aos partidos, na formação das comissões técnicas. Esse também é o desejo do Palácio de Karnak que tem pressa na votação de matérias, como o reajuste do piso salarial dos professores. Sem comissões, nenhuma matéria pode ser votada na Casa.

Themístocles quer evitar que as discussões entre os partidos, sobre a formação de blocos, contribuam para a demora na definição das comissões. As legendas e blocos precisam apresentar os líderes de cada bancada. O PMDB deve indicar um nome para a Comissão de Constituição e Justiça. A sigla tem a maior bancada com seis deputados. 

“Somente após a escolha dos líderes é que estes farão a indicação dos deputados que integrarão as comissões técnicas como titulares e suplentes. Esperamos que as definições dos nomes ocorram ainda esta semana”, afirmou o presidente da Casa.

O deputado João de Deus, que continua na liderança do Governo na Assembleia, afirma que os partidos da base já estão se articulando para a formação dos blocos. “O primeiro encaminhamento deve ser com relação a formação de blocos. Temos alguns partidos que só possuem um deputado. É o caso do PTB, PRP, PTC e PR. Essas siglas são da base do Governo. Eles devem formar blocos para que possam ter participação nas comissões técnicas.

Depois disso é que vem as conversas sobre as comissões técnicas”, explicou.

A Assembleia Legislativa conta com nove comissões técnicas permanentes em funcionamento: as Comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública e Política Social, Infraestrutura e Política e Econômica, Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, Direitos Humanos e da Juventude, Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, Defesa dos Direitos da Mulher, Saúde, Educação e Cultura e de Segurança Pública. Também, conta com a Comissão Especial de Estudos Territoriais (CETE).

Comente aqui