"PODEM NÃO QUERER IMPEACHMENT"

O Instituto Datafolha divulgou nesse último sábado (10) uma pesquisa que mostra que 54% dos entrevistados são favoráveis e 42% contrários à abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Sobre os números, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse que é preciso ter calma e acredita que a oposição não quer um impeachment.

As declarações do líder do centrão na Câmara, aconteceram durante uma entrevista do parlamentar para CNN Brasil. Em sua fala disse que o “impeachment é muito mais que uma pesquisa, muito mais que uma vontade da oposição, que eu nem sequer sei quer o impeachment mesmo. Não é o presidente da Câmara que faz o impeachment” destacou.

Presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara Arthur Lira Foto: PR/Isac Nóbrega

O deputado alerta ainda “que, com os erros que o executivo tem cometido, podem [a oposição] conseguir desgastar a administração com aprovação de um processo de impeachment. O parlamentar reforça que o Brasil não tem condições neste momento de enfrentar uma situação dessa e que não devem se acostumar com essa desestabilização a política em cada eleição. “O que se poderia era alterar o sistema para um parlamentarismo”.

Lira defende que a partir de 2026, seja possível uma discussão sobre uma homogeneização dos regimes políticos – como partir para um regime de semi-presidencialismo ou parlamentarismo. “Nesse regime, se for o caso, é muito menos danoso que caía um primeiro-ministro do que um presidente. Quando um presidente cai, assume um vice que pode não estar alinhado com as propostas do eleito. Como alternativo, talvez isso seja mais simples”, afirma o deputado na entrevista à CNN.

O deputado ainda destacou que o poder Legislativo não precisa do executivo para tomar suas decisões e que, por isso, não realizava discussões frequentes com o presidente.

Comente aqui