HERÁCLITO FORTES COBRA CONCLUSÃO DA TRANSNORDESTINA

Heráclito Fortes pede que Temer visite a Transnordestina (Foto: Ananda Borges | Câmara dos Deputados)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) falou durante a sessão plenária ontem (21) da “situação degradante”, segundo ele, em que se encontra a Transnordestina.

Considerada uma das obras de infraestrutura mais importantes do país, com quase 1.800 km de extensão, a construção da ferrovia foi iniciada em 2006 e se encontra parada há 10 anos. Depois de tanto tempo, a nova data de previsão para concluir o projeto é 2021, afirma Heráclito.

A estrutura, em tese, seria responsável pelo escoamento das produções dos estados ponde passa, a saber, Piauí, Ceará e Pernambuco. Segundo dados reportados pelo G1, a concessionária Transnordestina Logística, gestora da obra, afirma que o orçamento inicial era de R$ 4,5 bilhões e atualmente já custa R$ 11,2 bilhões. Ainda segundo o portal de notícias, somente no Tribunal de Contas da União (TCU), são sete procedimentos que apuram irregularidades no empreendimento.

“O mais estarrecedor é a quantidade de vagões e locomotivas jogadas ao tempo, se deteriorando e trazendo um prejuízo muito maior à nação. Eu quero fazer um apelo ao governo federal e de modo muito especial ao presidente da República [Michel Temer] que faça uma visita a qualquer um dos trechos, ele escolha, da Transnordestina. Eu, por exemplo, como piauiense, trabalharia para que a primeira etapa fosse ligando Piauí, Pernambuco e a Suape. O importante é que tenhamos o mais urgente possível essa obra concluída”, declarou.

Comente aqui