EMENDA DESOBRIGA REALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS

Foi divulgada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a Emenda Constitucional n.º 58, que autoriza a transferência de recursos estaduais diretamente aos municípios mediante emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual. Com o aditivo, os 30 parlamentares da Alepi poderão usar suas emendas para os municípios que desejarem sem que haja a necessidade desse recurso ser destinado à uma secretaria de Governo e só em posteriormente chegue até o município.

De autoria do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), o novo dispositivo autoriza que os valores sejam depositados nas contas bancárias dos municípios. Para o presidente da Alepi, a iniciativa adequa a forma de repasse dos recursos das emendas estaduais ao que já está estabelecido na Constituição Federal e já foi regulamentado pelo Poder Executivo Federal.

Foto: Alepi

Vale ressaltar também, que embora haja essa nova possibilidade, os deputados continuarão tendo a opção de destinar valores através das secretarias. “Apresentamos essa emenda para regulamentar no Piauí o que já acontece no Congresso Nacional. O deputado vai poder mandar recurso direto para os municípios ou, se desejar, continuar destinando para a secretaria ou órgão competente”, explica Temístocles Filho.

A Lei Orçamentária Anual do Estado do Piauí 2021 aloca mais de R$ 61 milhões para emendas impositivas que o Governo deve garantir no orçamento, considerando a totalidade dos deputados. E 30% das emendas individuais devem ser obrigatoriamente aplicadas nas áreas da saúde, educação e cultura.

Comente aqui