DR. LÁZARO DENUNCIA 136 MORTES DE BEBÊS NA MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA EM CINCO MESES

Dr. Lázaro: “a responsabilidade da Prefeitura e do Estado é a mesma” (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Na manhã desta quarta-feira (24) o vereador Dr. Lázaro (PPS) repercutiu durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal os dados apresentados em reunião do Conselho Regional de Medicina. As informações dão conta da ocorrência de 136 mortes de bebês nascidos de forma prematura, por falta de UTIs na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em apenas cinco meses. Ao Política Dinâmica o parlamentar classificou a situação como uma “bomba” para a saúde pública.

“A questão das mortes na Maternidade [Dona Evangelina Rosa] é grave. Realmente a bomba explodiu. Eu sempre digo que o poder público meio que corre atrás. A gente tem que fazer um dimensionamento de recursos humanos e financeiros à medida que há um aumento dessa demanda por parte da população. (...)Quando isso é negligenciado ao longo dos governos, em um determinado momento a bomba estoura”, declarou à reportagem.

RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO

Para Lázaro, o problema está no sistema como um todo. “Todos são culpados: Estado, município, governo federal. A nossa política não está fornecendo [o que é necessário] para a população. (...) A carência de leito de UTI é muito grande. Nós temos a necessidade de 94 leitos e temos hoje apenas em torno de 40 leitos”, disse.

O vereador atribui os problemas à negligência na atenção básica. A obstetrícia é uma das áreas da medicina com a maior quantidade de processos médicos em todo o mundo, afirma Lázaro. “Você espera dar uma criança para aquele casal e entrega um cadáver. Ninguém consegue entender o porquê. Então há um negligenciamento a nível de Estado, de municípios nessa atenção”.

O vereador criticou ainda a atuação dos médicos cubanos e a execução de procedimentos por enfermeiras, quando estes são de responsabilidade dos médicos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Uma audiência pública proposta pelo parlamentar foi aprovada na manhã desta quarta-feira (24) e será realizada em nome da Câmara de Teresina. Serão convidados para o evento o Ministério Público; associações médicas diretamente envolvidas com a área; os secretários de Saúdo estadual e municipal; Defensoria Pública. Ainda não há uma data definida para o evento.

Comente aqui