DEPUTADA DISCURSA EM CAMPANHA DA PREFEITURA

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (1º) no cine teatro da Assembleia Legislativa do Piauí o lançamento da campanha “De Setembro a Setembro Sua Vida Importa”, que é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina. O ponto alto da cerimônia foi o depoimento da ex-primeira-dama de Teresina, deputada estadual Luci Soares (PP), que falou sobre a importância de se falar sobre o suicídio como forma de prevenção e descreveu seu luto pela perca do seu marido e ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, vítima de suicídio em abril deste ano. O evento contou ainda com a presença do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), e a primeira-dama da capital, Samara Conceição, que é a madrinha da campanha.

Deputada Estadual, Luci Soares.

Em seu depoimento, a deputada Luci Soares descreveu a importância de estar sempre falando sobre a prevenção ao suicídio. “Quando tudo aconteceu entrei num túnel da minha dor, achei que não iria sobreviver. Dói muito e ainda dói saber que eu não tive a experiência para poder ajudar Firmino, e sei que essa dor nunca vai passar. Neste período eu não tinha vontade de nada, nem de beber água. Porém, fui que preciso transformar meu luto em minha luta”, revelou Luci.

A deputada revelou ainda que é preciso sempre buscar ajuda. “Ele talvez tenha se envergonhado de buscar ajuda, mas é sempre preciso. Eu busquei, hoje tenho auxílio médico, uso medicamentos e, agora, estou aqui para lutar por outras vidas e com essa experiência ruim que tive agora ajudar a outras pessoas. A depressão e a ansiedade são como uma outra doença qualquer, é como ir ao dermatologista para cuidar da pele, por isso é tão importante que cuidemos da nossa mente. As pessoas não podem ver as pessoas com problemas na saúde mental como doente mental, é preciso saber lidar com nossas angústias e essa doença está cada vez mais presente e acabando com muitas vidas por motivos diversos seja por preconceitos, orientação sexual, religiosa, enfim, isso precisa mudar”, ressalta Luci.

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, e a deputada Luci Soares.

A atual primeira-dama do município Samara Conceição destacou a importância da campanha. “É Importância falar sobre esse problema que é a saúde mental não só em setembro, mas em todos os meses do ano. Peço aqui, para que os parlamentares possam olhar para saúde mental como prioridade. Na Prefeitura nós temos CAPS com profissionais capacitados e precisamos de ações para que trabalhem essa temática e possamos ajudar o maior número de pessoas possíveis”, afirma.

Por fim, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, disse que além das políticas públicas é preciso que as pessoas tenham fé em Deus e no Amor para se curarem e ressaltou o que é preciso também continuar o que já vem sendo feito em Teresina. “Construindo mais um CAPS, agora são oito na capital, digo isso, porque as pessoas precisam entender que administrar é dar continuidade ao que já fizeram no passado, não podemos esquecer disso. A OMS mudou o conceito de saúde em 1949, agora não é só mais tratar as enfermidades, a doença, precisamos também tratar a parte física, mental e social do ser humano como forma de prevenção.  Porém, ainda esquecemos que a maior essência da humanidade é sermos humanos. Somente com amor e fé é que conseguimos afastar o mal”, profetiza o prefeito.

Além da deputada Luci e do Prefeito de Teresina, também estiveram presentes no evento a deputada estadual Teresa Brito (PV), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, e outros profissionais da Prefeitura e da Alepi. 

Comente aqui