ASSIS É ELEITO PRESIDENTE DO PT; DIRETÓRIO MUNICIPAL TERÁ 2º TURNO

Assis votou em Oeiras e logo se deslocou para Teresina, onde acompanhou o processo de apuração (Foto: Reprodução/Facebook)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O PT Piauí elegeu, neste domingo (9), o deputado federal Assis Carvalho para presidir o partido. Em um universo de 190 municípios aptos em todo o estado, 10.666 filiados foram às urnas para decidir os próximos gestores.

Assis Carvalho foi eleito com 6.523 votos, o que equivale a 65,60% do total dos votos apurados. A chapa de Pedro Calisto obteve 3.421, ou 34,40% dos votos. Apesar de eleito, a decisão tomada neste domingo só será acatada em maio, durante a segunda fase do processo eleitoral, pelos delegados municipais. O Piauí terá 250 delegados, distribuído de forma proporcional à votação recebida por cada chapa.

Por meio de vídeo publicado na página de Assis, no Facebook, as duas chapas se pronunciaram sobre o resultado. Assis comentou a campanha realizada.

“Uma oportunidade que tivemos de conversar com a militância. Cada um visitando, discutindo as suas propostas. Às vezes numa linguagem mais agressiva, que faz parte muitas vezes da temperatura dos debates, mas de forma muito respeitosa”, afirmou.

Assis Carvalho e Pedro Calisto (Foto: Reprodução/Facebook)

Pedro Calisto, até então vice-presidente do PT, prometeu apoio à Assis para continuar o trabalho dentro do partido.

“A disputa acabou nesse momento. Vamos votar os delegados no futuro [que elegem] o presidente, mas do nosso lado vamos estar juntos pra construir um PT que a militância deseja. A gente vai estar junto nessa missão de 2018 ganhar o governo do estado e o governo federal”, declarou.

O coordenador da comissão eleitoral, João Pereira, também comentou o processo de eleições diretas dentro do partido.

“Os números mostram, mais uma vez, a força do PT. Eu acho que a unidade agora teremos e temos um objetivo muito enquanto organização partidária. Não tem chapa vencedora. Cada chapa que disputou tem a sua proporcionalidade”, afirmou.

Durante a divulgação do resultado (Foto: Reprodução/Facebook)

O deputado João de Deus classificou o processo como uma preparação para as próximas eleições.

“Tivemos aqui uma demonstração de maturidade mais uma vez da militância do PT, especialmente das duas chapas que estiveram na disputa. O mais importante disso tudo é que nós procuramos nesse momento oxigenar esse partido para prepara-lo para os próximos embates”, declarou o líder do governo na Assembleia Legislativa.

DIRETÓRIO MUNICIPAL

Na disputa para presidir o diretório a nível municipal, o ex-vereador Gilberto Paixão e Nayara Costa disputam o segundo turno em maio. Entre os três candidatos, nenhum atingiu 50% dos votos mais um, condição necessária para vencer a disputa em 1º turno.

Comente aqui