APÓS DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES, DR. LÁZARO COMENTA “RAPIDEZ” NA ENTREGA DE LEITOS DE UTI NA MDER

Para Lázaro, novos leitos trazem um “incremento significativo” para atender demanda, mas não resolve o problema (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Na última quarta-feira (24) o vereador Dr. Lázaro (PPS), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina, apresentou dados do Conselho Regional de Medicina que apontam para um dado alarmante: 136 bebês nascidos de forma prematura morreram por falta de UTIs neonatais, em apenas cinco meses, na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Nesta segunda-feira (29) o governador Wellington Dias (PT) inaugurou dez leitos de UTI na maternidade.

Questionado pela reportagem do Política Dinâmica sobre a rapidez entre a divulgação dos dados e a entrega dos novos leitos, o vereador destacou que “essa UTI foi idealizada e concebida em menos de 30 dias” e que “quando o poder público quer realizar, ele realiza”.

“Esses dez novos leitos vão dar um incremento muito significativo na demanda reprimida que existia. Tá resolvido o problema? Evidentemente que não. Novas ações tem que continuar, a nível de interior novas UTIs tem que ser construídas e aumentar o poder de resolutividade dessas UTIs. Vamos continuar vigilantes, cobrando, para que esses dez leitos tenham resolutividade”, disse.

DESAFIOS

Para o parlamentar teresinense, o maior desafio para a maternidade é a descentralização dos serviços no Piauí. “Não é porque ela ganhou dez leitos que vai continuar sendo aquela a suportar toda a carga do Estado e dos municípios, inclusive de estados vizinhos. Tem que continuar um processo de descentralização onde, por exemplo, a Prefeitura de Teresina tem que absorver e criar mais leitos de UTI”, afirmou em entrevista.

IRREGULARIDADES A NÍVEL MUNICIPAL

A Prefeitura de Teresina também tem enfrentado problemas na gestão municipal e denúncias são feitas, levadas ao conhecido na Câmara Municipal. Em abril, o Ministério Público do Piauí apontou irregularidades na Maternidade Wall Ferraz (do CIAMCA), a partir das investigações e o relatório da Diretoria de Vigilância Sanitária da Sesapi que mostram inadequações na organização e funcionamento da maternidade, perigosas para os pacientes.

__________________________
LEIA TAMBÉM:
Dr. Lázaro denuncia 136 mortes de bebês na Maternidade Dona Evangelina Rosa em cinco meses

Comente aqui