LULA ESTIMULA O ANTIPETISMO

O piauiense é um povo acostumado com discursos que enganam. O piauiense, aliás, adora discursos que enganam. Nem é preciso fazer um grande esforço jornalístico para apontar eleições ganhas com discursos que enganam. Mas o de que uma eventual candidatura de Lula é coisa boa para o Brasil ou o Piauí, já é coisa que passa do limite de qualquer pessoa sensata. Tampouco é verdade que esse cenário prejudica qualquer caminho de oposição no estado.

Ter Lula no cenário político pode ser um revés para Wellington e um estímulo para candidatura de Ciro Nogueira (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica | FotosPublicas)

Pensando bem, pode até ajudar.

Lula elegível força a oposição do Piauí ser, de fato oposição, saindo da sombra do “meio termo”. 

Talvez, mais do que ajudar planos de Wellington Dias (PT), então, tenhamos Lula estimulando o exército de Ciro Nogueira (PP). Sim, porque Ciro, hoje, tem um lado bem definido, embora muitos dos seus ainda não tenham.

Se verão forçados a ter. 

Os discursos contra Ciro -- tais quais aqueles contra Bolsonaro -- serão mais frequentes, serão mais ácidos, vão acirrar mais os ânimos. 

Wellington sempre se beneficiou de cenários mornos e menos extremos; 2022 com um Lula virtual candidato, também fortalece a oposição (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Não que tenhamos, hoje, a maior referência no comando do Planalto. Longe. O atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o que temos por conta do que tivemos.

Exatamente porque a era Lula descambou para uma farra da corrupção em governos “de” “e” ligados à esquerda, vivemos hoje um arremedo de direita travestida de honestidade sem saber muito o rumo de onde ir.

E aí é que está: as pessoas podem até não saber muito para onde estão indo, mas o confronto com a imagem do que já se foi de ruim, ajuda a por em confronto uma imagem já construída do que não se quer outra vez.

Lula candidato, ajuda Bolsonaro candidato. Caminhos alternativos que exijam ponderar o futuro ficam absolutamente prejudicados. Não que qualquer campanha seja “fácil”, mas o discurso dos extremos é simplificado, isso é inegável. 

Ter ajudado o impeachment da esquerda lá em 2016, podem apostar, ainda será um troféu para o senador piauiense. 

Como esse mundo gira!

Comente aqui