Já dá pra apostar na eleição de Teresina?

Difícil dizer.

A pergunta do título, claro, não é para apaixonados.

Apostadores de verdade não se decidem por emoção, mas por matemática. Analistas as interpretam dentro de cenários reais e fazem uma leitura do que as pesquisas dizem de verdade. Se os números terminam se impondo diante do imprevisível e por todo o tempo, aí é outra história.

O Política Dinâmica vai publicar o resultado de todas as pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a disputa pela capital do Piauí. E já circula a primeira medida matemática oficial das eleições para prefeito de Teresina de 2024.

Estimulada

Realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro desse ano, o Instituto Qualitativa aferiu em sondagem estimulada – aquela em que os nomes em disputa são oferecidos pelo próprio questionário – que Silvio Mendes, filiado hoje ao União Brasil, aparece em primeiro lugar com 38,57%. A mesma pesquisa mostra o deputado estadual Fábio Novo, do PT, com 24,43%.

Sílvio e Fábio já estavam polarizando a disputa até aqui numa pré-campanha com todas as cores de campanha oficial. Mas esta é a primeira pesquisa que afere o desempenho do deputado estadual Jeová Alencar, filiado ao Republicanos. Ele aparece com 11,29%.

O atual prefeito, Doutor Pessoa, ainda filiado ao mesmo Republicanos, não passou dos 2,43% de intenção de votos. É um empate técnico com o professor Tonny Kerley, do Partido Novo, que foi apontado por 1,14% dos entrevistados como melhor opção.

Entre os eleitores pesquisados, 13% disseram não saber ou preferiram não opinar neste momento sobre o cenário apresentado. Outros 9,14% afirmaram que votariam nulo ou branco.

Breve análise da pesquisa no contexto político

A polarização entre Sílvio e Fábio é normal visto que o atual prefeito alcançou uma condição de quase inelegibilidade por desgaste de imagem.

A rejeição à Pessoa é o primeiro motor de Sílvio, ex-prefeito, visto como possibilidade de reorganização da máquina pública. O segundo motor, claro, é o eleitorado “anti-PT”.

Para Fábio, a vantagem principal é ser o candidato do governador Rafael Fonteles (PT), que até aqui tem feito todo o esforço possível para posicionar sua escolha dentro da estratégia de alinhamento com o Governo Estadual. Trocando em miúdos: a máquina estadual está concentrando carga nesta única candidatura.

Sílvio Mendes, Jeová Alencar e Fábio Novo: o próximo prefeito será um deles? (fotos: Jailson Soares | PD)

A surpresa fica a cargo de Jeová Alencar que, mesmo tendo estado ao lado de Doutor Pessoa, fez uma transição para a oposição municipal descolada da agem do prefeito. E pontuar na primeira pesquisa com dois dígitos (ainda que a margem de erro possa oscilar) pode significar que alguma parcela do eleitorado viu nele algo que não viu em outros nomes que já estavam em pré-campanha.

Nesse caso, a preocupação mais urgente deve ser de Sílvio, que lidera a disputa até aqui. O eleitorado de Sílvio conhece Jeová da eleição de 2022, quando estiveram no mesmo palanque, ou seja: é mais pré-disposto ao discurso e à figura de Jeová.

Mas se Jeová passar a incomodar a campanha de Sílvio, certamente vai incomodar, também, a campanha de Fábio. Certamente os petistas não mudam de lado. Mas ara ganhar eleições, todo mundo precisa dos eleitores do “meio-campo”, onde Jeová até aqui já mostrou que sabe jogar. 

É o risco do desconhecido que se apresenta. 


Ficha Técnica da pesquisa:

Número: PI-01004/2024
Contratante: Diretório Estadual do Republicanos (CNPJ: 09.011.478/0001-91)
Amostra: 700 eleitores.
Nível de confiança: 95%.
Margem de erro: 3,71% para mais ou para menos.
Data de aferição: 27 e 28 de janeiro de 2024.

Comente aqui