DISCURSO COPIADO

Vários leitores do Política Dinâmica nos enviaram nas redes sociais comentários sobre um fato curioso. Dois vídeos publicados nos últimos dias por pré-candidatos ao governo do Estado são muito parecidos, pra dizer o mínimo.

A estética dos dois materiais em si guarda certa diferença, mas o texto...

Os pré-candidatos são diferentes, mas o discurso nos vídeos saiu bem parecido: quem copiou quem, Washington ou Silvio?

PRIMEIRO UM, DEPOIS O OUTRO

No último dia 7 de março foi veiculado no horário de propaganda gratuita na TV um vídeo do Cidadania 23. Nesse vídeo partidário, o professor Washington Bonfim convida as pessoas a se unirem a ele na construção de um Piauí melhor. O vídeo de 30 segundos gira em torno da oportunidade de mudar para melhor a vida das pessoas. Esse material foi publicado nas redes sociais de Washington no dia 9 de março.

Quatro dias depois, 13 de março, o médico Silvio Mendes (PSDB) publicou em suas redes sociais um vídeo em alusão à Batalha do Jenipapo. Num vídeo, também de 30 segundos, ele fala sobre a oportunidade de mudar para melhor a vida dos piauienses.

A palavra OPORTUNIDADE é a mais destacada nos dois vídeos, mas não é a única. A palavra futuro também se repete; Washington fala sobre o atual quadro de desemprego, Silvio lamenta a falta de emprego para as pessoas; Bonfim aponta o problema atual de insegurança, Mendes diz que muitos não tem paz; o primeiro fala sobre oportunidade de estudar, o segundo sobre oportunidade de ter estudo e por aí vai...

De fato, não dá pra negar que os argumentos são muito parecidos.

E você, acha que quem se inspirou em quem?

Quem criou, quem copiou?

Segue abaixo a transcrição de cada vídeo para que você tire suas próprias conclusões.

Washington Bonfim – Vídeo veiculado dia 7 de março na TV e publicado em 9 de março de 2022

Oportunidade. Taí uma palavra que diz muito sobre o futuro que queremos.

Com inflação, desemprego e insegurança, tudo o que a gente quer é uma oportunidade para mudar de vida.

Oportunidade para trabalhar. Oportunidade para estudar. Oportunidade para a gente dialogar e fazer melhor.

Você pode até não gostar de política, mas saiba que ela ainda é a melhor oportunidade para a gente mudar a vida de todos. Essa é a hora de você vir com a gente e a cidadania.

É a oportunidade do povo do Piauí mostrar a força que tem.

Silvio Mendes – Vídeo publicado em 13 de março de 2022

Neste 13 de março, comemora-se mais um aniversário da Batalha do Jenipapo, onde centenas de piauienses deram a própria vida na defesa da nossa liberdade e para a nossa independência.

E ainda hoje, nós não temos essa liberdade, nem essa independência, quando muitos não tiveram oportunidade de ter paz, saúde, educação, e oportunidades de emprego e renda para sua família.

Vamos continuar lutando por um Piauí diferente.

O futuro depende de cada um de nós.

Comente aqui