AMADEU POLARIZA DEBATE COM FIRMINO

Dr. Pessoa (PSD) usa estratégia errada e abre espaço para Amadeu Campos (PTB) concentrar o debate com o prefeito Firmino (PSDB), enquanto Quem Quem atira pra todos os lados (foto: reprodução)

No aniversário de Teresina, quem não estava ligado no jogo da seleção feminina de futebol nas olimpíadas, certamente estava ligado na TV Meio Norte. Os eleitores puderam acompanhar o primeiro debate das eleições 2016 entre os candidatos a prefeito de Teresina. O primeiro confronto entre os candidatos foi, de maneira geral, morno, sem muitas surpresas. Talvez apenas uma: Amadeu Campos (PTB) foi o único candidato que fez o prefeito Firmino Filho (PSDB) sair de sua zona de conforto e polarizou os questionamentos com o tucano.

Firmino Filho foi muito cauteloso e fugiu de polêmicas com os adversários (foto: reprodução)

Com as ausências dos candidatos professor Everton Diego (PSOL) e Luciane Santos (PSTU), era esperado um embate direto entre os dois primeiros colocados nas pesquisas eleitorais: Firmino Filho e Dr. Pessoa. E pela extensa duração do debate, também foi aguardada grande exposição de projetos.

Apenas 4 candidatos participaram do debate da TV Meio Norte (foto: reprodução)

Na condição de quem lidera com folga as últimas pesquisas registradas de intenção de voto, o prefeito Firmino, candidato à reeleição foi mais do que cauteloso. Não quis polemizar e deixou de responder diretamente perguntas que tinham endereço certo em falhas de sua gestão. Passou todo o programa falando das obras que estão sendo feitas pela cidade e prestando contas de resultados em Saúde e Educação. Desta zona de conforto, nem Dr. Pessoa nem Quem Quem conseguiram tirar o tucano. Firmino esteve seguro ali.

Dr. Pessoa adotou a estratégia de mandar indiretas e recrutar adversário para "bater" no prefeito (foto: reprodução)

Sem estratégia, Dr. Pessoa chegou a deixar de perguntar pelo menos duas vezes quando era possível questionar diretamente o atual prefeito. Preferiu investir nas indiretas sobre a lista de políticos que podem ter recebido doação da construtora Odebrecht — Firmino chegou a tratar do assunto e negar envolvimento com a empreiteira durante direito de resposta — e, repetidamente, afirmou que seu projeto de gestão é “cuidar de pessoas”. Em alguns momentos, pela insistência em perguntar a Amadeu, deu a impressão de forçar ataque conjunto ao candidato à reeleição. 

Quem Quem parece mais sério do que em outras eleições, mas não convenceu como alguém que tem uma idéia completa da gestão de uma capital (foto: reprodução)

O candidato Quem Quem teve um ou dois momentos interessantes, como quando apontou que os adversários, em algum momento do passado, ja estiveram juntos de alguma maneira. Mas não convenceu ao falar várias vezes que o Sebrae (sim, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas!) seria participante ativo de sua gestão. 

Amadeu tinha estratégia certa, mirou com precisão as falhas da gestão de Firmino, polarizou o debate, mas ainda lhe falta a emoção no discurso (foto: reprodução)

O descuido de Pessoa abriu caminho para que Amadeu Campos pudesse investir mais contra Firmino e o debate ficou polarizado entre os dois. O jornalista pareceu mais preparado em relação aos números da gestão tucana e conseguiu apresentar várias propostas. Conseguiu falar desde a Guarda Municipal, passando por cuidados com as mulheres, finanças públicas, saúde e educação. De fato, foi quem deu trabalho ao prefeito, se apresentou como um adversário à altura, mas pecou no tom metódico de suas explicações.

Os melhores momentos do debate estão separados por tema e confronto de candidatos logo abaixo!

Amadeu Campos x Firmino Filho - Obras que não foram feitas

Firmino Filho x Dr Pessoa Os números da Educação em Teresina

Quem Quem - Todos os outros são iguais

Dr. Pessoa x Amadeu Campos - Agespisa e Saneamento Básico

Amadeu Campos x Firmino Filho - Comissionados, terceirizados e Saúde

Quem Quem x Dr Pessoa - Guarda Municipal

Amadeu Campos x Firmino Filho - Guarda Municipal e Política para Mulheres

Firmino Filho x Quem Quem - Finanças da Prefeitura e empregos em Teresina

Dr. Pessoa x Amadeu Campos - Finanças Públicas

Amadeu Campos x Dr. Pessoa - Custo da Campanha e Transporte Público

Firmino Filho x Dr. Pessoa - Agespisa e Saneamento Básico

Firmino Filho x Amadeu Campos - Números e planejamento da Educação

Amadeu Campos x Quem Quem - Experiência para administrar

Dr. Pessoa x Firmino Filho - Transporte Público e Lazer

Firmino Filho x Amadeu Campos - Ônibus, táxi, mototaxi e Uber

Amadeu Campos x Dr. Pessoa - Violência e Guarda Municipal


Comente aqui