2016 SEGUNDO W.DIAS

É preciso reconhecer que apesar de 2015 ter sido um ano ruim do ponto de vista político e econômico, o Piauí não passou perto de, no aspecto geral, ter sido o estado em que o caos se instalou com mais força. Em entrevista à Clube FM, o governador Wellington Dias (PT) fez suas projeções para o ano de 2016 e garantiu que o piauiense tem que esperar muito mais do governo. Disse, entre outras coisas, que será um ano bom, vai entregar 3 vezes mais obras e serviços que 2015 e que o Instituto de Águas vai funcionar a todo o vapor. Veja o vídeo abaixo!

124 MUNICÍPIOS SEM HOMICÍDIOS

Wellington promete 50 milhões de reais em investimento no setor de Segurança Pública. O dinheiro é oriundo dos empréstimos com o Banco Mundial que já estão em fase de conclusão (aqueles ainda iniciados na gestão do ex-governador Wilson Martins, do PSB)  e também oriundo o novo Fundo Estadual de Segurança, recém criado e aprovado pela Assembleia Legislativa. 

Ao que parece, Wellington continua confiando no deputado federal Fábio Abreu para o cargo de secretário de Segurança e ignorou as declarações do desembargador Edvaldo Moura, que há alguns dias, se convidou para o cargo. Veja mais no vídeo!

OLHAR OTIMISTA É UMA NECESSIDADE

Na opinião do governador Wellington Dias, apesar de todos os infortúnios e dificuldades pelas quais passam os piauienses, é preciso que as pessoas enxerguem o Piauí com otimismo no contexto geral. Ele aponta que na última década o Piauí avançou muito no desenvolvimento humano (cita inclusive a progressão do IDH de 0,4 para 0,7 numa escala de 0 a 1) e ressalta a rede de amparo social que evitou uma desgraça maior do que poderia ter acontecido com a seca dos últimos anos.

Além disso, lembrou que o estado tem expandido suas possibilidades no setor econômico com novas cadeias produtivas no agronegócio e produção de energia. Confira mais no vídeo abaixo.

O PT VAI TER CANDIDATO

Durante a entrevista, W.Dias foi comedido ao comentar as eleições de 2016 e, principalmente, a disputa na capital. Sendo a maior liderança do PT no Piauí, Dias sabe que a imagem de seu partido não passa por um bom momento, logo, prudente, tem evitado falar demais sobre o tema, num momento em que a imagem do atual prefeito Firmino Filho (PSDB) perece estar ainda pior. É uma estratégia de manter o “foco da rejeição” no adversário, afinal de contas, os petistas rumam para uma candidatura própria. Veja mais!

BRASIL, UMA DEMOCRACIA FORTE 

Esta semana, a crise política envolvendo o escândalo de corrupção na Petrobras e a tramitação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, bem como o pessimismo nacional com o cenário político, fizeram com que o Brasil caísse para sua pior posição em um ranking da Economist Intelligence Unit (EIU) sobre a "qualidade democrática" de 167 países. Antes o Brasil estava na posição de número 44 e, agora, na de número 51.

A nota dada pelo ranking à democracia brasileira caiu de 7,38 em 2014 para 6,96 (de um máximo de 10) no ano passado.

O governador Wellington dias discorda dos critérios da revista The Economist, que publica o ranking. Aliás, para ele, quase nenhuma — ou nenhuma outra democracia — do mundo teria suportado o ano de 2015 sem ter “implodido completamente”. Se referiu, indiretamente, à Operação Lava Jato, motivo de todo o alvoroço. Ele reconheceu o avanço das investigações apesar de todos os problemas que ela tem causado ao governo petista. Para ele, isso sim, 2015 foi um grande teste para a democracia. E ela não desmoronou. (Ainda?).

REFORMA POLÍTICA E A COMPRA DOS MANDATOS

Wellington Dias falou com todos as letras: o pior de nosso sistema político "é alguém poder comprar um mandato". Sim, segundo W.Dias isso existe e é mais comum do que se imagina. Esperamos que o Ministério Público também veja a entrevista e os juízes do TRE-PI também, afinal, estamos de volta a um ano eleitoral. De todo modo, um sistema democrático sério não deveria permitir isso. 

W.Dias acredita que o primeiro passo pra que isso não aconteça, seria acabar com o financiamento empresarial de campanha, mas estabelecendo as regras de como o financiamento de campanha pode acontecer (ele julga que a última determinação do STF sobre o caso deixou um "vazio" nessa questão). Um segundo ponto, seria a chapa pura proporcional, também conhecida como o fim das coligações. Desse modo, a disputa interna seria um filtro natural e o fortalecimento dos partidos ideológicos acabaria com aqueles nanicos de aluguel. Confira o que disse o petista!

COMPROMISSOS COM OS SERVIDORES, MAIS EDUCAÇÃO E MENOS CARNAVAL 

O governador Wellington Dias garantiu que seu governo esta comprometido com a austeridade necessária para deixar as contas do Estado em dia. Garantiu, também, que serão honrados todos os compromissos com todas as categorias de servidores públicos e que vai aumentar investimentos em Segurança, Educação e Saúde.

Sua visão é de que o maior eixo de transformações positivas no estado vai partir de Educação. na entrevista, prometeu entregar em 2017 (sim, ano que vem!) para os 224 municípios o ciclo completo de educação. Pra ficam bem claro: desde a creche até a pós graduação. Nas contas do governador, já são 90 municípios com essa realidade hoje.

W.Dias afirmou que tem um planejamento sócio econômico para o estado para até 2025, mas que este plano respeita e trabalha em consonância com o deixado pelo ex-governador Wilson Martins (PSB) até 2050. E não vai ter carnaval por iniciativa do Estado, apenas será pago aqui que é referente às emendas impositivas dos parlamentares estaduais. Confira mais no vídeo!

Comente aqui