GOVERNO TEM 340 ASSESSORES COMISSIONADOS

Governo de Wellington Dias chama atenção pelo número de servidores comissionados (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamcia.com)

A edição do jornal Diário do Povo desta quarta-feira (17) traz matéria sobre os gastos do governo de Wellington Dias (PT) com servidores comissionados. O número chama atenção. Em meio à crise econômica que o país vive, o governo petista no Piauí insiste em manter uma estrutura com 340 comissionados.

Segundo dados da Centro de Liderança Pública, o governo do Piauí tem quatro vezes mais assessores comissionados do que o vizinho Ceará. Os dados do Portal da Transparência revelam que no Piauí existem mais comissionados do que na Inglaterra. Os últimos números mostram que a folha de pagamento já chega a R$ 1, 5 milhão.

O governo afirma que tem sido afetado pela crise econômica, mas não reduz o número de comissionados e em vez disso cria nove novas coordenadorias. Wellington usou as novas pastas para acomodar partidos aliados como o PMDB, PTC e PSD.

O excesso no número de comissionados mostra que a máquina pública do governo fica menos eficiente. Pelo estudo do jornal inglês “The Economist”, em um ano, o Piauí saiu de uma nota 29,6 para 16,7, quase 13 pontos da menos. A média nacional de eficiência da máquina pública é de 62,7.

Esse dado seria o sinal de que um número tão grande de comissionados não tem contribuído para a eficiência do próprio governo. Procurados pela reportagem, representantes do governo preferiram se manifestar depois da divulgação dos dados. 

Comente aqui