Lula lança Novo PAC em visita ao Piauí, mas não ameniza apreensão de prefeitos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou em Teresina nesta quinta-feira, 31, para cumprir uma extensa agenda. Um dos compromissos foi o lançamento, pela manhã, do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que reserva uma bolada para a realização de obras em todo o Piauí. 

O presidente Lula durante anúncio do Novo PAC. Lançamento aconteceu em Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Mais de R$ 40 bilhões

Segundo o executivo estadual, o Governo Federal vai investir, até o final de 2026, R$ 40,6 bilhões em obras e ações nos 224 municípios do Piauí. 

"Os investimentos serão usados na construção de creches, unidades de saúde (UBS), linhas de transmissão de energia elétrica, estradas, energias renováveis, moradias, adutoras e barragens", informou o Governo do Piauí.

O Novo PAC foi lançado em solenidade realizada no Centro de Convenções de Teresina. O governador Rafael Fonteles; o ministro da Casa Civil da Presidência, Rui Costa, e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, também compareceram.

Lula e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante lançamento do Novo PAC (foto: Jailson Soares | PD)

“Temos estabilidade, segurança jurídica e estamos garantindo recursos para os estados, provando que o estado brasileiro vai ser indutor do desenvolvimento”, disse Lula durante discurso no evento. 

O apelo municipalista

O pronunciamento do petista foi o mais esperado por prefeitos de municípios piauienses que acompanharam, apreensivamente, a solenidade. Todos aguardavam por um discurso firme com relação à problemática envolvendo os cortes no FPM (Fundo de Participação dos Municípios). 

Os gestores entregaram a Lula uma carta contendo algumas demandas do movimento municipalista, a principal pauta é o socorro financeiro para compensar as perdas referentes ao fundo. O que o petista prometeu foi dar uma "reparada".

Mesa de honra da solenidade de lançamento do Novo PAC. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

"A gente tem que dar uma reparada para que o prefeito faça suas obras, podem ter certeza que vamos estar atentos", destacou o presidente. 

O discurso provavelmente não fez diminuir a apreensão dos prefeitos. 

Comente aqui