Prefeituras perdem mais de 28% de FPM; presidente da APPM volta a lamentar

A primeira parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) deste mês já está na conta dos combalidos caixas dos executivos municipais. A liberação aconteceu nesta sexta-feira, 08, e nada de novidade. 

A expectativa, queda de mais de 28% (em relação à parcela do mesmo em 2022) no valor do repasse, foi confirmada, para a lamentação, mais uma vez, do presidente presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Toninho de Caridade (PSD). 

O presidente da APPM, Toninho de Caridade (foto: Jailson Soares | PD)

"Momento muito difícil para os Municípios, que passam por várias dificuldades. Isso implica dizer em menos recursos na Educação, menos recursos na Saúde e a gente espera que haja essa sensibilidade do governo federal", disse o gestor em vídeo divulgado em seu perfil no Instagram.

O Piauí recebeu R$ 121,6 milhões na primeira parcela deste mês do FPM. O Governo Federal havia liberado 168,9 milhões no mesmo período do ano passado, portanto, houve uma diminuição de 28,22%, conforme destacou a CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

A carta

Pouco dinheiro, contas chegando e população sofrendo. Enquanto isso a carta endereçada pelos prefeitos piauienses ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, durante a última visita do petista ao estado, continua engavetada. 


Comente aqui