STJ define lista final de candidatos a vagas na Corte; Erivan Lopes fica de fora

O desembargador, do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes concorreu a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e bateu na trave. Lopes, tido como um dos favoritos, até que ficou entre os mais votados, mas não conseguiu atingir o teto mínimo (17 votos) para entrar na lista final, composta por desembargadores estaduais e membros da Ordem dos Advogados do Brasil. A definição aconteceu nesta quarta-feira, 23.

O desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

O resultado

Foi eleito, em primeira votação, Carlos Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com 19 votos. Erivan Lopes conquistou 08 apoios. Na segunda foram escolhidos os desembargadores José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com 26 votos, e Elton Martinez Carvalho Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), com 20 votos. O magistrado piauiense registrou 05 votos. 

Houve a necessidade de um terceiro escrutínio e o desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), levou a melhor, com 17 votos. 

Da esquerda para a direita: Carlos Vieira Von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Leme e Teodoro Silva Santos (foto: Reprodução | Migalhas)

Indicados da OAB

Para a lista com integrantes da OAB todos foram escolhidos em primeiro escrutínio. Luiz Cláudio Allemand, 22 votos; Daniela Teixeira, 20 votos, e Otavio Luiz Rodrigues Jr., também com 20 votos, foram os preferidos. 

Cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a escolha dos três nomes que integrarão o Superior Tribunal de Justiça. As vagas foram abertas com a aposentadoria dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi e com o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. “Fischer era oriundo do Ministério Público, mas, pela regra de alternância, sua vaga será preenchida por um membro da advocacia”, explicou o STJ.

Comente aqui