Entrave sobre votação de veto de Doutor Pessoa ainda rende embates entre base e oposição; sobrou para Zé Nito

Continua, na Câmara de Teresina, a polêmica envolvendo o veto do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) ao reajuste salarial dos psicólogos, educadores físicos e tecnólogos em radiologia do Município. Fala-se, há quase duas semanas, na realização da votação que poderá decretar a derrubada do ato; até agora só promessa.

Servidores do Município de Teresina cobram, na Câmara de Vereadores, aprovação de projeto que estabelece reajuste salarial (foto: Jailson Soares | PD)

Alfinetada

Enquanto isso, o assunto vem rendendo episódios de embates entre integrantes da base e oposição no parlamento municipal. Aliás, o cenário desta terça-feira (08) foi perfeito. 

Houve sessão plenária, que foi acompanhada por inúmeros representantes das três categorias não contempladas. Os profissionais criticaram quem defendeu o veto, como no caso, claro, do líder do Governo, Antonio José Lira (Republicanos), e apoiaram os parlamentares que se manifestaram a favor da derrubada do veto, a exemplo de Zé Nito (MDB).

Isso mesmo, Zé Nito, que há menos de três meses era aliado do Palácio da Cidade. Fato que Lira fez questão de relembrar. 

O líder do Governo na Câmara de Teresina, Antonio José Lira (foto: Jailson Soares | PD)

"O prefeito era Deus, e agora não é? Olha, com a lei da tecnologia, da internet, com o mudar nós temos que ter uma adaptação. O que você fala hoje pode lhe pegar amanhã. Se você tem a humildade de fazer o reparo, ainda vai, agora, quando não tem passa vergonha", disse o líder em entrevista à imprensa.

Zé Nito preferiu não entrar na pilha, preferiu só justificar o seu posicionamento.

O vereador Zé Nito (foto: Jailson Soares | PD)

"Aqui não se trata de cabo de guerra, aqui se trata de uma votação que essa casa legislativa votou pela inclusão pela melhoria salarial de três categorias, incluindo os psicólogos. O senhor prefeito vetou e eu me posicionei pela derrubada desse veto, justamente por entender que o senhor prefeito com sua equipe já teve bastante tempo para se organizar [...]", afirmou o emedebista.

A saída da gestão 

Zé Nito "virou a casaca" após ser expurgado da gestão municipal. O parlamentar comandava a SAAD Sudeste, saiu da pasta, mas deixou um indicado, Zé Lopes, no cargo.

O rompimento aconteceu em maio deste ano, logo após a exoneração de Zé Lopes.

Sem dinheiro 

Voltando a falar do reajuste, o executivo teresinense diz que não tem dinheiro para atender à demanda das categorias e tenta sensibilizar a Câmara garantindo que até o final de novembro vai negociar o aumento remuneratório das categorias. 

Comente aqui