NÃO PAGA PORQUE NÃO QUER

O Estado tem dinheiro para pagar os hospitais e clínicas conveniados ao IASPI/PLAMTA, apenas decidiu não fazer isso para poder bancar a política eleitoral de Wellington Dias, foi o que se pôde entender do que disse Daniele Aita ao Ministério Público do Piauí (foto: Marcos Melo | politicaDinamica.com)

Crise não existe quando o assunto são os recursos do IASPI e do PLAMTA. Está sobrando dinheiro ali, tanto que o governador Wellington Dias resolveu usar estes recursos descontados dos contra-cheques dos servidores para bancar o carnaval eleitoral de sua gestão. Enquanto isso, hospitais e clínicas decidiram manter a suspensão dos serviços para os usuários dos planos de Saúde do Estado.

Bem que a diretora do IASPI, a médica Daniele Cita tentou. De verdade. Mas se defender governo já não é coisa fácil quando os argumentos são bons, imagine só quando o Estado está errado de cabo a rabo. A gestora revelou que, apesar do atraso de 4 meses nos repasses dos hospitais e clínicas, os recursos do IASPI e do PLAMTA são suficientes para fechar a conta. Ainda assim, o governo quer que os hospitais voltem a atender os servidores usuários dos planos. É como se Wellington Dias estivesse impondo aos hospitais e clínicas que sejam “doadores” de sua campanha de reeleição.

Diante de gestores, promotores e jornalistas, a diretora do IASPI afirmou que o plano é superavitário, consegue se sustentar com o dinheiro que é descontado dos servidores, mas a SEFAZ realiza outros pagamentos com esse recurso (foto: Marcos Melo | politicaDinamica.com)

Não entendeu? Acontece que o Estado — leia-se sua excelência o Wellington Dias — decidiu não pagar os prestadores de serviço, mesmo depois de retirar esse dinheiro do salário dos servidores/usuários. O motivo específico Daniele Aita não sabe dizer ao certo, mas o discurso genérico é aquele da tal “crise”, essa mesma que não existe para os comissionados políticos nem para as secretarias e coordenadorias dos deputados.

No vídeo abaixo, Daniele confirma que não falta dinheiro no IASPI, falta vontade na Secretaria de Fazenda. E, consequentemente, agora falta, também, atendimento nos hospitais.

Confira o vídeo!

Só para constar: Daniele Aita é esposa do prefeito de São João do Piauí e presidente da APPM, Gil Carlos, do PT. 

Ele é o mesmo que disse ao Política Dinâmica há algumas semanas que o cofinanciamento da Saúde e o transporte escolar nos municípios haviam sido colocados em dia pelo governo de Wellington. Não foram. Pode perguntar aos demais prefeitos municipais que não são do PT.

O calote é um legado dessa gestão de Wellington. 

Comente aqui