WELLINGTON DIAS DISCUTE SANEAMENTO BÁSICO DO PIAUÍ EM ENCONTRO

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Em meio à polêmica subconcessão da Agespisa, cuja licitação foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado há duas semanas, o governo estadual segue preparando terreno para que a nova empresa comece a operar. A subconcessão foi contestada por membros de sindicatos e pelo vereador Antonio José Lira (DEM). O processo passou por vários impedimentos na Justiça, com denúncias de favorecimento e de que o projeto seria inconstitucional. 

Apesar disso, o processo licitatório foi concluído e a empresa Aegea venceu o concurso, ganhando o direito de operar no Piauí por 31 anos.

O governador Wellington Dias (PT) participou de reunião ontem (26) com gestores de órgãos estaduais para discutir o saneamento básico e o sistema de saúde do Piauí. O secretário de governo, Merlong Solano, também esteve presente no encontro.

Wellington Dias em reunião com gestores (Foto: ASCOM)

Segundo Wellington, um novo modelo de saneamento básico será implantado no Piauí em 2017. O Instituto de Águas irá gerenciar o sistema de abastecimento de água e esgoto nas grandes cidades, com investimentos públicos e privados. Em Teresina, irá substituir a Agespisa. Nos municípios com menos de 15 mil habitantes e nas zonas rurais, o Governo do Estado, a partir de um financiamento com o banco alemão KFW, vai implementar o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), um modelo consolidado em outros estados.

Com informações da CCOM

Comente aqui