WELLINGTON BUSCA ALTERNATIVAS PARA REABERTURA DA FÁBRICA ITAPISSUMA EM FRONTEIRAS

Wellington trabalha para reabrir fábrica (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias viaja na terça-feira (3) a São Paulo para negociar a reabertura da fábrica de cimento Itapissuma, no município de Fronteiras, a 406 km da capital. A indústria fechou em março deste ano, desempregando cerca de 500 funcionários. Em comunicado, o Grupo João Santos, detentor da fábrica, informou que o fim das atividades era motivado pela crise econômica instalada no país, que havia provocado queda de 80% nas vendas.

Desde o anúncio, o Governo do Estado vem tentando contornar a decisão. O fechamento da unidade localizada na fazenda Monte Alvão representa uma grande perda para a economia de Fronteiras e de toda a microrregião, que girava em torno da renda obtida pelos funcionários. Em audiência na última sexta-feira (29), a prefeita da cidade, Maria José Ayres (PMDB) relatou ao governador a delicada situação atravessada pelas famílias desde a demissão coletiva.

O prazo solicitado pela direção da Itapissuma para anunciar uma decisão definitiva para o futuro da fábrica encerrou no sábado (30). Para Wellington Dias, não é possível adiamento.

“Há uma proposta de grupos empresariais que se propõem a comprar a empresa. Grupos do Piauí, da área da construção civil, que se propõem a arrendá-la, além de uma proposta da própria empresa de, com recursos próprios, apresentar uma solução de retorno às atividades”, revelou o governador.

A Itapissuma, produtora do cimento Nassau, tem uma concessão de benefícios fiscais que está suspensa. Detém ainda o direito de exploração de uma reserva de calcário com material suficiente para manter a fábrica em atividade por 200 anos. O governo ressalta ainda os investimentos com dinheiro público, combinados com a empresa, nas áreas de energia e estradas para viabilizar as atividades da indústria e o escoamento da produção.

“Por isso tudo, o Estado tem o direito de que essa riqueza, a reserva no subsolo, pertencente à União, entre em atividade para virar um fator econômico como sempre marcou Fronteiras”, argumentou Wellington. Em conversa com Fernando Santos, um dos herdeiros da empresa, o governador acertou uma reunião com executivos do Grupo João Santos, na cidade de São Paulo, onde buscará uma definição para o caso.

FONTE: CCOM/GOVERNO DO ESTADO

Comente aqui