VILA BAIRRO COMPLETA UM ANO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Por meio do “Educando Para Prevenir” e do “Paz na Escola” se promove o combate ao uso de drogas, à violência sexual e no trânsito, além das doenças sexualmente transmissíveis no ambiente escolar.

27/02/2019 14:49

Lançado em fevereiro de 2018, o programa Vila Bairro Segurança está completando um ano de atuação em Teresina. A inciativa, da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) leva, aos 13 bairros que compõe o projeto Lagoas do Norte, a repressão contra a violência – por meio dos projetos “Teresina Protege” e “Blitz Sufoco” – e também a prevenção à criminalidade, através do projetos do eixo preventivo; o “Educando para Prevenir”, “Paz na Escola”, “Meu Bairro é Vivo” e “Sou Capaz”.

De acordo com levantamento realizado pela coordenação de Políticas Integradas da Semcaspi, entre os projetos do eixo proteção, a Guarda Municipal de Teresina, junto com a Polícia Militar, realizaram 2.179 abordagens, com 108 conduções à Central de Flagrantes de Teresina. Foram 42 abordagens da SDU Centro/Norte, com 11 notificações à bares por venda de bebida alcoólica para menores de idade. Quatro estabelecimentos foram interditados por irregularidades na documentação, e outros quatro foram fechados.

Durante o primeiro ano de atuação, o Conselho Tutelar de Teresina, que acompanha as operações, realizou 127 abordagens com 80 notificações pela presença de menores em horários inadequados. Já no projeto Blitz Sufoco, a STRANS e o Detran, realizaram quase 6.500 abordagens, com 240 notificações por infrações de trânsito e 732 remoções de veículos encontrados com irregularidades.

“Sempre verificamos em nossas operações em conjunto a regularidade de bares e casas de festas, se estão aptas a funcionarem e se há alguma infração sendo cometida. Orientamos proprietários desses estabelecimentos a se adequarem perante as leis, o que gera uma maior sensação de segurança aos clientes. Além de punir administrativamente aqueles que não se adéquam perante a legislação. Somos muito gratos às parcerias proporcionadas pelo programa e estamos dispostos a continuar sempre trabalhando para uma melhor comunidade na zona norte de Teresina”, destaca Enéas Costa, Gerente de Fiscalização da SDU Centro/Norte.

Os 13 bairros assistidos pelo projeto são Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim. “Nesse um ano de atuação a Guarda Municipal de Teresina participou e participa deste projeto tão importante a fim de proporcionar à população sensação de segurança. Contribuímos com abordagens, apreensões de drogas, auxiliamos na recuperação de veículos, fizemos conduções à central de flagrantes, participamos de ações que combatem o uso de álcool por menores, dentre outras ações”, destaca o Capitão Monteiro Silva, Comandante da Guarda Municipal.

“Ações essas que estão frutificando tantos resultados positivos, que outras regiões da capital solicitam o Vila Bairro também, visto a diminuição do índice da criminalidade nos dias das ações”, complementa o Comandante da Guarda Municipal.


Frente de Prevenção

Prevenir a violência também é um objetivo do Vila Bairro Segurança. Por isso, os projetos “Educando Para Prevenir”, “Paz na Escola”, “Sou Capaz” e “Meu Bairro é Vivo” também trabalham esta temática. Por meio do “Educando Para Prevenir” e do “Paz na Escola” se promove o combate ao uso de drogas, à violência sexual e no trânsito, além das doenças sexualmente transmissíveis no ambiente escolar. O “Educando para Prevenir” alcançou cerca de 5 mil alunos nos 13 bairros de ação do Vila Bairro Segurança. Já por meio do “Paz na Escola”, foram oferecidas dezenas de ações e oficinas que orientaram cerca de 1.900 jovens de 11 escolas municipais da região a construir uma cultura de paz dentro e fora das escolas. Outro projeto incluído na ação integrada, o “Sou Capaz” atuou na profissionalização de 125 alunos de 18 a 24 anos por meio de cursos disponibilizados gratuitamente.

A construção de um espaço de convivência saudável é também um foco do Vila Bairro Segurança. O “Meu Bairro é Vivo”, que visa a requalificação de praças, reforma e iluminação de pontos de ônibus e construção de calçamento. Entre os resultados estão a revitalização das Praças Princesa Isabel, Vila Carlos Feitosa, Telemar, Graça Leopoldo e Da Paz; além da implantação da iluminação de LED; apresentações culturais e a doação de 1.200 livros para o “Cantinho da Leitura”, biblioteca comunitária do Parque Lagoas do Norte.

“Em um ano de atuação, o Vila Bairro Segurança se consolidou como uma importante estratégia de redução da violência na região dos 13 bairros que compõem o Parque Lagoas do Norte. No âmbito da frente de proteção, temos o Teresina Protege e Blitz Sufoco. Fiscalizamos o trânsito, coibimos o consumo de bebidas alcoólicas entre e crianças e adolescentes e, claro, mais segurança para a população. Buscamos também resolver a problemática da violência por sua raiz, marcando presença nas escolas teresinenses e promovendo uma cultura de paz e respeito”, declara o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Semcaspi

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
SENADORA CUSTOU MAIS DE R$ 140 MIL APÓS CASSAÇÃO
SENADORA CUSTOU MAIS DE R$ 140 MIL APÓS CASSAÇÃO
BOLSONARO BRINCA COM A FILHA: “É EM 2040 QUE SERÁ CANDIDATA?”
BOLSONARO BRINCA COM A FILHA: “É EM 2040 QUE SERÁ CANDIDATA?”
LULA PODE SER JULGADO EM SEIS PROCESSOS EM 2020
LULA PODE SER JULGADO EM SEIS PROCESSOS EM 2020
GOVERNO FEDERAL EXTINGUE 27,5 MIL CARGOS
GOVERNO FEDERAL EXTINGUE 27,5 MIL CARGOS