TJ-PI RECUA E DESAGREGA COMARCAS NA REGIÃO SUL

Agregação era defendida pelo presidente do TJ-PI Erivan Lopes (Foto: Jailson Soares)

As comarcas das cidades de Jerumenha e Parnaguá, ambas localizadas na região Sul do Piauí, voltam a funcionar de forma autônoma e com jurisdição própria a partir deste mês de agosto. As duas tinham sido atingidas pela decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que, no ano passado, determinou mudanças na autonomia de 36 comarcas em todo o Estado.

O TJ-PI voltou atrás na decisão após comprovar que essas jurisdições não se enquadravam nos critérios de extinção e agregação de comarcas. A mudança também levou em conta o valor histórico dos dois municípios e a importância deles para a região onde estão inseridos. Todo o processo foi acompanhado pelo Sindicado dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí (Sindsjus-PI), que ingressou com pedidos em favor da desagregação.

A agregação das comarcas já era uma realidade nas duas cidades. Jerumenha, localizada a 310 km de Teresina, estava vinculada à comarca da cidade de Guadalupe. Em contrapartida, os processos da cidade de Parnaguá, localizada a 822 km de Teresina, já pertenciam à jurisdição do município de Corrente, no extremo Sul do Estado.

Com a mudança, a Corregedoria Geral do TJ-PI designou uma equipe para efetivar o processo de desagregação. Em Jerumenha, o trabalho aconteceu durante toda a semana e deve ser concluído até este sábado (5). Na cidade de Parnaguá, a jurisdição já está restabelecida, tendo em vista que os trabalhos de desagregação foram finalizados na semana passada.

Tribunal de Justiça voltou atrás na decisão (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Na prática, isso significa que os processos dessas comarcas terão andamento na própria cidade, facilitando a vida da população. “São cidades históricas e importantes para a região. A população que precisa dos atendimentos judiciários e os servidores que atuam nestas comarcas estavam prejudicados com a agregação, assim como ainda acontece em várias cidades piauienses”, disse o presidente do Sindsjus-PI, Carlos Eugênio de Sousa. 

Ele explica ainda que o sindicato acompanha o andamento dos pedidos de outras cidades que ainda lutam para reaver a autonomia de suas comarcas.

Sobre a extinção das comarcas
Em julho do ano passado, os desembargadores do TJ-PI aprovaram o projeto que reduziu de 95 para 59 o número de comarcas em todo o Piauí. Das 36 comarcas afetadas pela decisão, 19 deveriam ser agregadas imediatamente, tendo os acervos e servidores remanejados para uma nova sede, definida como "comarca agregadora".

O principal critério utilizado para a agregação foi o número de processos atendidos pelas circunscrições. Pela norma, aquelas comarcas que atendiam a um número de processos inferior a 417 por triênio deveriam ser atingidas pela decisão.

FONTE: SINDSJUS

Comente aqui