THEMÍSTOCLES TEM PROPOSTA REJEITADA

Não passou na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) o projeto que previa mudar as regras da eleição em curso de conselheiro do Tribunal de Consta do Estado (TCE). Para maioria dos parlamentares, a proposta não tinha nenhum respaldo pois pretendia que os deputados que se candidataram a vaga do TCE se abstenham de votar na eleição que escolherá o novo conselheiro no dia 16 de setembro na Alepi. Nesta eleição, somente os 30 deputados da Casa tem direito a voto.

Presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB).

Nos bastidores, o que se comentava era que a proposta de “última hora” feita pelo presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), poderia beneficiar a candidata da base do governo à vaga de conselheiro, a deputada estadual Flora Isabel (PT), que sairia em vantagem visto que diminuíram a quantidade de votos necessários para um eventual segundo turno. Além disso, a deputada contaria com o apoio de vários deputados suplentes que são do seu partido e poderiam permanecer na Alepi para votação.

Discussões a parte e alegações, a proposição de Themístocles também gerou um desconforto dentro do seu próprio partido o MDB, que tem como candidato a vaga de conselheiro do TCE o deputado estadual Zé Santana (MDB). O parlamentar até agora não teve o apoio declarado do colega partidário Themístocles, que mais parece querer atrapalhar do que ajudar a eleição de Santana.

O próprio deputado Themístocles foi o encarregado de anunciar que sua proposta de mudança na regra eleitoral para eleição do TCE não foi aprovada pelos deputados da messa diretora. “Não era uma imposição, era só uma recomendação. E recomendação aceita se quiser. Todos os deputados poderão votar no dia da eleição”, afirmou o presidente. O parlamentar não quis revelar quem votou contra ou a favor na votação da proposta na mesa diretora.

A eleição para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) acontece no próximo dia 16 de setembro na Alepi. Todos os 30 deputados poderão escolher entre os 10 candidatos que se inscreveram à vaga, dentre esses quatro deputados estaduais com mandato.

Comente aqui