Teresina em Ação faz 14 mil atendimentos na 1ª edição do ano

Cores, música, animação e cidadania tomaram conta da edição de Carnaval do Teresina em Ação, realizada neste sábado (1º) no Vale do Gavião, zona leste da capital. Os moradores de toda a região que estiveram na Praça Rita de Cássia puderam ter acesso a mais de 150 serviços e atividades gratuitas. O primeiro evento do ano, organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) em parceria com a Rede Clube, somou quase 14 mil atendimentos em serviços de assistência social, saúde, cidadania, lazer e outros.

Para Samuel Silveira, secretário da Semcaspi, o evento cresce a cada edição, o que beneficia as pessoas das comunidades onde a ação é desenvolvida. “Foram mais de 13 mil pessoas atendidas do Vale do Gavião e demais bairros da área. É uma felicidade ver que esse programa vem dando certo naquilo que se propõe, que é dar mais cidadania e comodidade ao nosso povo. A cada edição se somam novos serviços e a tendência é que as próximas edições sejam ainda maiores”, disse.

Maria Gabriela, 20 anos, procurou o serviço de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastramento no programa CadÚnico do Governo Federal, e também aproveitou o evento para emitir a primeira via de seus documentos. “Vim aqui hoje por causa da facilidade. Precisava fazer meu Cadastro Único e tirar a primeira via de documentos como título de eleitor e carteira de trabalho. Somos só eu e meu filho e com os atendimentos de hoje, vou evitar uma viagem até o Centro” disse.

A facilidade de ter serviços próximos de casa também atraiu a operadora de caixa Monalisa Brito Oliveira, 31 anos. “Vim procurar tirar a identidade do meu filho de dois anos por conta da proximidade, porque é final de semana e ainda é gratuito. Por conta do trabalho, não pude fazer isso durante a semana”, relatou.

Para a coordenadora do Teresina em Ação, Débora Ferraz, o balando da primeira edição do ano foi positivo. “Foi uma edição bastante planejada. A revitalização da praça ficou muito bonita, espero que a população do bairro aproveite o espaço e conserve bem. Todas as expectativas para hoje foram atingidas, não tivemos nenhum problema. O próximo será na Nova Teresina, nas proximidades da Pedra Mole, dia 14 de março. Tem tudo para ser ainda maior e melhor”.

Teresina Transforma

Uma das grandes novidades desta edição do Teresina em Ação foi a possibilidade de as pessoas se cadastrarem no Teresina Transforma, plataforma online que incentiva o trabalho voluntário. Uma das pessoas que se cadastrou foi o diretor geral da Rede Clube, Flávio Germano.

“É um projeto muito interessante que aproxima mais as pessoas que pretendem ajudar, com aquelas que precisam de ajuda. É uma ideia brilhante. A gente tem que dar o exemplo e se cadastrar para contribuir cada vez mais com a população de Teresina”, afirmou.

O Teresina Transforma une quem precisa de ajuda a quem quer ajudar por meio de uma plataforma online onde qualquer pessoa pode se cadastrar e oferecer sua força de trabalho. Quem também pode se cadastrar são as instituições de precisam de serviço voluntário.

A ação deste sábado foi um sucesso, já que 51 pessoas se cadastraram, assim como três projetos sociais, entre eles do empresário e garçom Cláudio Roberto Sousa. “Estou cadastrando meu projeto social ‘Clube Mirim Monteiro Lobato’ que trabalha com crianças de 07 a 17 anos, tirando-as da rua por meio de brincadeiras infantis. Eu vim hoje saber mais sobre o Teresina Transforma e achei interessante essa forma de ajudar o próximo”.

Fonte: PMT

Comente aqui