SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA ALERTA PARA DEFESA DOS IDOSOS

Por Gustavo Almeida

Henrique Rebêlo destaca valorização dos idosos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nesta quarta-feira (14) uma sessão solene dedicada aos idosos. O ato foi proposto pelo deputado estadual Henrique Rebêlo (PT) em alusão ao Dia Nacional da Conscientização contra a Violência do Idoso, celebrado em 15 de junho A vice-governadora Margarete Coelho participou da sessão.

No Brasil, é cada vez maior a população de idosos e por isso são constantes as discussões em torno de políticas de proteção, assistência e defesa das pessoas da terceira idade. Henrique Rebêlo tem atuado com proposições voltadas para a faixa etária no Piauí. Em 2007, ele foi o autor da Lei 5.710, que tornou obrigatória a notificação de casos de maus-tratos a crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Parlamentar é autor da Lei 5.710/2007 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“Eu aproveitei hoje, que é uma quarta-feira, para fazer essa sessão solene com diversos integrantes da sociedade civil que representam os idosos. Essas pessoas estão aqui para trocarmos ideias e podermos, juntos, apresentarmos um plano de ação para mostrar à sociedade de que forma podemos contribuir para aliviar, além da dor, o sofrimento destas pessoas idosas”, falou o deputado.

Conforme o parlamentar, os idosos são maltratado também pelo próprio poder público, principalmente no atendimento de saúde. Henrique condenou a falta de paciência, o mau humor e a insensibilidade como muitos idosos são tratados em unidade de saúde de todo o país. Segundo ele, as discussões em torno da melhoria de vida das pessoas da terceira precisam ser constantes e eficazes.

VICE-GOVERNADORA DESTACA IMPORTÂNCIA DA SESSÃO
A vice-governadora Margarete Coelho (PP) enalteceu a iniciativa de Henrique Rebêlo em propor a sessão dedicada às discussões sobre o público idoso. Segundo ela, a sociedade não pode admitir que pessoas que lutaram durante toda uma vida estejam vulneráveis a casos de violência e abandono.

Margarete durante abertura da sessão (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“É importante que a gente pare, que a sociedade pare, discuta e debata saídas para isso, pois essas pessoas merecem ter um ocaso tranquilo, seguro e digno. O poder legislativo tem feito sua parte, pois temos uma lei que é extremamente bem elaborada, com boa técnica legislativa e nós precisamos colocá-la em prática. Esse debate é importante, oportuno e necessário”, falou.

Comente aqui