Seminário discute projeto de Bacia do Parnaíba

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Aconteceu hoje (13), na Assembleia Legislativa do Piauí o Seminário Gestão Hídrica no Estado do Piauí: situação atual da criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba e sistema estadual de saneamento básico, que contou com a presença de inúmeras personalidades políticas do Estado. O seminário finalizou, no Piauí, todos os procedimentos de subscrição para criação do comitê da bacia do Parnaíba, o mesmo acontecendo com o Ceará e, na quinta-feira da de semana que vem, com o Maranhão.

O governador Wellington Dias (PT) avaliou positivamente a realização do seminário e garantiu que o Governo do Estado tem trabalhado para fazer com que o projeto da Bacia do Parnaíba se torne uma realidade.

Governador afirmou que "agora" a bacia do Parnaíba será implantada. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

“A nossa constituição já prevê a necessidade de instalações de bacias. Aqui no Estado trabalhamos muito isso. Nós precisamos de uma pactuação agora para criar a bacia do Parnaíba. Vamos fazer o programa, trabalhando para resolver e prevenir problemas na bacia do Parnaíba”, afirmou o governador.

O deputado federal Átila Lira (PSB), presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal e propositor do Seminário, afirmou que a bacia do Parnaíba é uma das mais importantes da região e que por isso, é necessário a criação do projeto o quanto antes.

“Nós estamos tratando de uma bacia muito importante. É algo que fazemos pela preservação e pelo melhoramento da qualidade de vida da nossa e das futuras gerações”, colocou.

Para deputado, a bacia do Parnaíba é uma das mais importantes do país.

O deputado estadual Pablo Santos (PMDB), ao abrir o seminário, alertou que os problemas ambientais atingem 223 municípios do Piauí, 39 municípios do Maranhão e 19 do Ceará. Pablo Santos destacou as agressões causadas pela falta de uma política de destinação correta dos resíduos sólidos, pelas dragas usadas para tirar a areia do leito dos rios e pelos esgotos industriais e residenciais despejados diretamente no Rio Parnaíba.

Comente aqui