REGINA SOUSA PARTICIPA DE DEBATE INTERNACIONAL SOBRE A FOME

Regina Sousa defende reafirmação de compromissos em evento (Foto: Divulgação/Assessoria)

A senadora piauiense Regina Sousa (PT) representa o Brasil no VIII Fórum da Frente Parlamentar Contra a Fome na América Latina e Caribe (FPH, na sigla em espanhol), que acontece em Montevidéu, no Uruguai. O principal objetivo do encontro é analisar as causas que impedem o progresso na luta contra a fome e a desnutrição. No encontro, que começou na quarta-feira (25), também estão sendo compartilhadas as experiências e os progressos alcançados por esta rede de mais de 400 legisladores de diferentes contextos e visões políticas.

A Frente Parlamentar Contra a Fome na América Latina e no Caribe foi criada em 2009, quando a FAO, braço das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, inspirou-se na experiência do então deputado piauiense Nazareno Fonteles (PT), que anos antes havia criado a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional. A partir da iniciativa brasileira, foram criadas frentes nacionais em outros 18 países, três em parlamentos regionais e a FPH, que reúne todas elas e organiza fóruns periódicos, como o que acontece em Montevidéu.

Única representante do Brasil no encontro, a senadora Regina afirmou que o evento está se mostrando uma rica oportunidade para se reverem as antigas prioridades. Também pode ser o momento para que os parlamentos da região, juntamente com outros atores, reafirmem seu compromisso com a erradicação da fome. “Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável a ONU estabeleceu que os países devem acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável até 2030. Este é um desafio que também envolve a todos nós legisladores”, disse a senadora.

FONTE: ASSESSORIA

Comente aqui