REGINA COELI QUER NOVO PACTO FEDERATIVO

Regina Coeli diz que município quer bem mais que a folha de pagamento em dia, mas lazer, educação e saúde resolutiva (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Prefeita reeleita do município de Pio IX, região sudeste do Piauí, Regina Coeli (PSB) se diz satisfeita com a reeleição, mas preocupada pela conjuntura. Em entrevista ao Política Dinâmica, ela afirma que “a gente não vê perspectivas de mudança de quadro em 2017 e os municípios estão muito sacrificados”.

Regina defende a reformulação do pacto federativo, para que os municípios recebam mais benefícios. Essa não é uma cobrança isolada. Regina junta-se ao coro dos prefeitos descontentes com a divisão de recursos entre União, estados e municípios. Para ela, sem a reformulação, os municípios ficam “meio que impossibilitados” de levar mais benefícios à população.

“O que a gente espera é que os municípios sejam contemplados de uma melhor forma, que haja um novo pacto federativo, onde os municípios possam ter uma participação melhor. Hoje a gente fica com as migalhas. A união centraliza, o Estado mais um pouco e os municípios com recursos muito poucos e muitas demandas. As demandas só aumentam. A gente espera que haja um novo pacto federativo e os municípios tenham mais recursos pra trabalhar. É lá, nos municípios, onde todos os problemas e todas as coisas acontecem”, declara.

Sobre os desafios, Regina diz que manter a folha em dia é um desafio no atual cenário do país. Mas pra ela isso não é o bastante. “Os municípios querem ir além disso: querem espaços de lazer, querem mais qualidade pra educação, uma saúde mais resolutiva. A gente fica meio que impossibilitado diante de tanta queda de recursos. A gente queria era isso”, finaliza.

Comente aqui