RAPIDEZ E SEÇÕES VAGAS MARCAM ELEIÇÕES EM TERESINA

Juiz José Vidal faz avaliação positiva do dia de votação. (Foto: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

Por Ananda Oliveira, Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Juiz José Vidal (TRE-PI) comparou o pleito de 2016 com as eleições presidenciais de 2014, onde havia dificuldades, no sentido de pegar impressão digital do eleitor, já que aquela era a primeira experiência com a identificação biométrica. Para ele, a eleição deste ano foi mais rápida porque já se sabia como usar a identificação biométrica.

“O fato de ser apenas duas votações, vereador e prefeito, isso permitiu, os senhores puderam ver pelas seções, como haviam poucas filas e como acabou mais rápido, às 17h, estava praticamente tudo encerrado”, disse o juiz.

Foram registrados problemas até o momento da publicação desta matéria em 86 de um total de 8.400 urnas, ou seja, pouco mais de 1% delas, desde problemas mais sérios a questões simples, como ajuste de horário da urna. Das 86 urnas que apresentaram problema, 22 foram substituídas. Até o momento, também não há registro de seções que necessitaram substituir a votação em urna eletrônica para cédulas de papel.

O juiz disse ainda que há uma continuidade do trabalho e da tentativa de ter eleições cada vez mais tranquilas. Há 23 ocorrências registradas até agora, com 17 prisões. “É um resultado bastante interessante”, finalizou.

Comente aqui