"ERA PARA FUNCIONAR SEM POLÍTICA PELO MEIO"

JOÃO VICENTE CLAUDINO ESCLARECE DECISÃO DO PTB DE NÃO ASSUMIR SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA GESTÃO DE DR. PESSOA

Marcos Melo Marcos Melo
24/12/2020 11:25

Dr. Pessoa entregou o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para um indicado de Valdeci Cavalcante. Isso aconteceu após o prefeito eleito de Teresina voltar atrás no compromisso de campanha: de unificar secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e Economia Solidária (SEMEST) e fazer uma reforma administrativa. Sobre o assunto, o Política Dinâmica conversou com João Vicente Claudino (PTB) que afirma não ter "perdido" a indicação, mas escolhido não seguir com o futuro prefeito. Isso depois que o projeto técnico foi deixado de lado pela futura gestão.

A conversa mudou: JVC aponta que na campanha, a conversa de Dr. Pessoa era uma, depois da campanha, passou a ser outra (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

JVC já estava montando a equipe técnica encarregada de conduzir a economia da capital devolta ao caminho do crescimento. Teresina nos últimos três anos tem sofrido com altos índices de desemprego nas aferições oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e só nos três primeiros meses da pandemia no Brasil (março, abril e maio de 2020), viu serem fechados mais de 5 mil postos de trabalho.

Mas ele largou o projeto depois de entender que Pessoa mudou de ideia e escolheu seguir com a mesma estrutura deixada pelo atual prefeito Firmino Filho (PSDB), apesar de tê-lo criticado com bastante ênfase durante a campanha eleitoral e ter recebido votos de quem acreditava numa mudança.

Dr. Pessoa foi ao encontro de João Vicente com uma promessa de campanha debaixo do braço: não colocar política eleitoral acima do resultado da gestão, mas a conversa mudou na hora de compor o governo (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

No cenário idealizado a princípio e descartado logo em seguida, o pensamento de Pessoa era dar autonomia a JVC para montar uma estratégia focada no resultado prático de geração de emprego e incentivo ao empreendedorismo.  

Segundo João Vicente, quando Dr. Pessoa o procurou pela primeira vez, a história era que o setor de desenvolvimento econômico deveria ser comandado por ele e o PTB. A partir daí, uma equipe técnica começou a ser montada. "Nunca quisemos participação apenas para distribuir cargos, a equipe seria técnica de verdade, coisa jamais vista nesse setor no Piauí. Essa pasta iria funcionar sem política eleitoral pelo meio", afirmou João Vicente ao Política Dinâmica.

Mas a necessidade de acomodar políticos na Prefeitura prevaleceu sobre o compromisso de campanha. "Estamos falando de criar empregos, não de empregar lideranças. São coisas diferentes. Criar emprego é fazer uma oportunidade aparecer onde não existia. Empregar uma liderança é se comprometer apenas com resultado eleitoral e sacrificar um cargo técnico da Prefeitura para isso", avalia o empresário.

João Vicente observa Dr. Pessoa indo para uma gestão que vai seguir com praticamente a mesma estrutura deixada pelo atual prefeito Firmino Filho, criticado durante a campanha (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

O pensamento de uma prefeitura eficiente na geração de emprego foi deixado de lado. Haveria a fusão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Economia Solidária. "A SEMDEC gerencia ações de incentivo e apoio às micro e pequenas empresas. Parte disso se faz com financiamento. Mas o Banco Popular de Teresina está vinculado à SEMEST. A responsabilidade de fomentar o setor produtivo está numa pasta e as ferramentas para fazer isso acontecer estão em outra. Não é logico que as duas deveriam ser uma só?", pondera JVC.

O empresário frisou ainda que não seria uma questão de controlar secretarias, mas de fazer o esforço conjunto dessas estruturas "remarem" no mesmo sentido. Até mesmo o Plano de Governo registrado por Dr. Pessoa para a eleição de 2020 aponta que essas pastas seriam unificadas, uma vez que tudo o que é hoje responsabilidade da SEMEST consta no documento como responsabilidade futura da SEMDEC, o que não deve mais acontecer.

Veja o Plano e Governo de Dr. Pessoa clicando aqui!

Valdeci Cavalcante indicou o advogado Marcelo Eulálio para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Teresina. Marcelo é especialista em Bioética e mestre em Políticas Públicas e já fez parte da Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina.

Comente!

ANTERIOR

ACABOU A GRATIFICAÇÃO

PRÓXIMA

A GRANDE FARSA