"A GREVE ACABOU"

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Após nove dias de paralisação, chega ao fim a greve dos enfermeiros após entendimento entre a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) e o Sindicato de Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi). O tribunal de Justiça do Piauí já havia decretado a ilegalidade do movimento, que continuou, mas o desfecho ocorreu nessa quarta-feira 24, com a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE).

O acordado foi que a administração municipal se compromete a fazer uma negociação com o Senatepi junto ao Ministério Público Estadual em 2016, com a participação da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina (CMT), para rever a reposição das perdas salariais da inflação de 2014 e 2015. “Os enfermeiros tem um plano de cargos aprovado pela Câmera Municipal que está sendo rigorosamente cumprindo pela prefeitura e em janeiro de 2016 nós vamos sentar novamente para discutir eventuais perdas’’, declarou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes (PSDB), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) na manhã de hoje (25).

Secretário Luciano Nunes confirma o fim da greve. Foto: Divulgação

Para ação imediata, a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação Hospitalar de Teresina se comprometem a retirar as faltas correspondentes ao período da greve além de agendar uma nova reunião entre a FMS e o Senatepi para debater as questões de gratificação, insalubridade e funcionários da área de vacinas. Também ficou acordado que a partir de agosto o plantão extra terá o valor de R$100 reais, R$ 30 reais a mais do que é pago hoje.

A vereadora Teresa Brito (PV) participou da articulação junto o MPE e declarou em uma rede social que é ficar atento aos encaminhamentos que foram decididos para que todas as decisões sejam cumpridas de forma efetiva.

Comente aqui