PSB É OPOSIÇÃO A TEMER E CARGOS DE ÁTILA, HERÁCLITO E RODRIGO NO GOVERNO AINDA ESTÃO SEM DEFINIÇÃO

Deputados devem perder cargos no governo federal (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O PSB decidiu, na tarde deste sábado (20), deixar a base do governo, se tornando oposição ao presidente Michel Temer (PSB). Além disso, o partido pede a renúncia imediata do peemedebista, defendendo que ele perdeu as condições de governar. As informações são do jornal O Globo. Em pronunciamento também neste sábado, Temer voltou a dizer que não renunciará.

Com esse posicionamento o PSB acaba, direta ou indiretamente, sendo favorável à eleição indireta, onde o Congresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado - decide quem presidirá a nação. No Piauí, há três deputados federais do partido: Átila Lira, Heráclito Fortes e Rodrigo Martins. A reportagem do Política Dinâmica tentou contato com os três parlamentares ainda no sábado, mas apenas Fortes retornou o contato.

Por meio de sua assessoria, Heráclito afirma que não vai se posicionar a respeito da situação por enquanto e que está acompanhando o desenrolar dos fatos. Fortes, assim como Lira e Martins indicaram nomes para cargos no governo federal. 

Com o novo posicionamento do PSB, ainda não há definição sobre as indicações dos piauienses, mas dadas as últimas represálias de Temer, é provável que eles percam os cargos.

RESOLUÇÃO

A decisão do PSB veio por unanimidade, afirma resolução do partido, que define o atual momento como “ponto culminante” da crise que vem desde meados de 2013. Defende ainda a busca de soluções, de maneira urgente, pelo sistema político e sociedade civil.

“O PSB tomará uma decisão de sugerir a renúncia do presidente, porque ele perdeu as condições de governar o país. Dentro desse ambiente de renúncia, que é uma decisão dele, pessoal, ou no caso de vacância do cargo, o PSB defende o respeito à Constituição, fortalecerá e fechará questão com relação à votação da emenda das Diretas Já. Quem conclui que o presidente não tem mais condições de liderar um projeto nacional, se coloca de fato na oposição”, afirmou o secretário-geral do PSB, Renato Casagrande, ao jornal O Globo.

Veja a resolução na íntegra.

Comente aqui