Projetos e concurso deverão melhorar sistema carcerário

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

O secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, em entrevista à Bancada Piauí, da TV Antena 10, revelou que o índice de reincidência em crimes, praticados por ex-presidiários, ainda é muito alto no Piauí. Por conta disso, de acordo com o Daniel, a secretaria deverá retomar projetos de reinserção de presos na sociedade.

Para secretário, melhorar sistema prisional diminuirá reincidência. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

“Estamos desenvolvendo inúmeros tipos de projetos que façam com que o preso possa ser inserido no meio social. Queremos que todas as penitenciárias do Estado contem com salas de aula, biblioteca, espaço de produção e local de socialização com parentes”, afirma o secretário.

Para Daniel, alguns passos já estão sendo dados para a melhoria do problema das superlotações nos presídios do Estado. “Estamos trabalhando na transformação da Casa de Custódia em Central de Triagem. O que ajudaria a Central de Flagrantes. Nesse local será possível a identificação biométrica e judicial dos presos”, completa.

O secretário destacou ainda investimentos como a construção de novas penitenciárias e realização de oficinas que deverão melhorar a o sistema penitenciário piauiense. “Nós estaremos recentemente inaugurando uma nova penitenciária em Altos, depois teremos a construção de mais uma em Campo Maior, que é uma região com desfalque nesse sentido”, finaliza.

Como parte dos projetos de reinserção social, a Secretaria de Justiça (Secjus) lança amanhã (08) o programa Leitura Livre, uma parceria entre a Secjus, Tribunal de Justiça e Secretaria Estadual de Educação, que disponibilizará uma biblioteca na Penitenciária Feminina.

CONCURSO

Sobre a ampliação do número de funcionários no Sistema Carcerário do Piauí, Daniel assegura que ainda este ano, um concurso deverá ser feito no Estado. “Nós queremos começar a trabalhar nisso logo em agosto. Teremos 300 vagas para efetivos e mais 300 para cadastro de reserva. Agentes penitenciários e outros cargos deverão estar inclusos”, garante. 

Comente aqui