Projetos de requalificação urbana de Teresina são apresentados em evento na China

As ações realizadas em Teresina através do Programa  Lagoas do Norte e do projeto de requalificação urbana na Vila da Paz são destaques 3º Workshop para Líderes de Pensamento. O evento, que começou na última segunda e vai até sexta-feira, está sendo realizado na cidade de Guangzhou (Cantão), no sul da China.

O workshop tem como tema “Regeneração urbana: o caminho para uma cidade vibrante”. Durante o evento, também foi feita a entrega de o Prêmio Guangzhou, que reconhece iniciativas de 480 cidades em todo o mundo na área do desenvolvimento urbano sustentável. Participam mais de 40 representantes de 30 cidades em 19 países.

A cidade de Teresina é a única participante do Nordeste no evento, e única representante do Brasil junto com Brasília. A capital Piauiense está sendo representada pelo Diretor do Escritório de Representação da Prefeitura em Brasília (Diretor de Assuntos Federativos e Internacionais), Erick Amorim, que irá compartilhar sua experiência em ações inovadoras de regeneração urbana desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina na cidade, como os Projetos Lagoas do Norte e a requalificação urbana em andamento na Vila da Paz.

“É uma experiência muito valiosa, não só pela possibilidade de conhecer projetos de cidades com realidades diversas, como Japão, Polônia, Indonésia e Irã, mas também por ver, na prática, como a China tem lidado com todas as transformações mundiais nos últimos 30 anos , com uma grande expansão econômica e urbana . Os problemas são semelhantes e há muitas soluções possíveis”, ressalta Erick.

O evento foi organizado pelo Instituto de Inovação Urbana de Guangzhou, Secretaria Regional da METROPOLIS da Ásia-Pacífico, UCLG ASPAC, Comunidade de Inovação Urbana da UCLG, Comitê Permanente da UCLG-ASPAC, Mulheres nos Governos Locais (SCWLG). Na programação estão incluídos estudos de caso, palestras, painéis discussões, visitas a locais com transformações relevantes e planejamento de ações.

Erick ressalta que a cidade de Guangzhou possui uma longa e rica história e tornou-se referência no desenvolvimento urbano. “Os organizadores do evento esperam poder compartilhar essa experiência com outras cidades, inspirando a descoberta de soluções para as mudanças no ambiente de desenvolvimento”, finaliza.

Fonte: PMT

Comente aqui