CAMPANHA DE SÍLVIO PERDE PEDRO II

Candidato da base do PT recebe apoio de progressistas em Pedro II (foto: redes sociais)

A incógnita política do interior Piauí segue fervorosa e quase sem nenhuma fidelidade. E vai prejudicar a campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) na cidade de Pedro II, exatamente berço político do grupo do ministro Ciro Nogueira (Progressistas). Principal cabo eleitoral de Sílvio, o senador não conseguiu segurar seus candidatos em dobradinhas de oposição ao PT no município referência de sua família e onde ele nasceu. Embora a prefeita Betinha Brandão apoie a pré-candidatura de Sílvio, seu marido, o deputado estadual Wilson Brandão, disputa a reeleição pelo partido de Ciro, mas seu grupo deles abraçou a candidatura de Jadyel Alencar, um dos mais fortes candidatos a deputado federal destas eleições e cabo eleitoral de Rafael Fonteles (PT) ao Governo do Estado.

TANTO FAZ

Para embaralhar ainda mais a cabeça do eleitor, Betinha é filiada ao PSB, que forma a base do governo petista. Não atrapalha? Claro que atrapalha. Nas últimas eleições de 2014 e 2018, por exemplo, a base governista teve ampla vantagem na cidade. Sendo a principal liderança da cidade, quando Wilson Brandão faz dobradinha com um candidato da federação petista, está dizendo ao seu eleitorado que não existe diferença entre os "opostos" da campanha, uma vez que ele mesmo está com um pé em cada lado. 

Wilson e Ciro em 2018: quem se fiiou ao Progressistas com a promessa de ser candidato do partido a presidente da Alepi e pegou um balão provavelmente não deixaria passar a oportunidade de fortalecer sua própria campanha para viabilizar a de outra pessoa (foto: Jailson Soares | PD)

Logo, a campanha prejudicada nesse caso é a de Sílvio Mendes, que tem que correr atrás do prejuízo. Em 2014, dos 10 candidatos mais votados para o cargo de deputado estadual, 6 estavam apoiando Wellington Dias ao Governo do Estado. A mesma quanditade apoiou o petista entre os 10 federais mais votados. Quando chegou a eleição de 2018, já eram 9 entre os 10 deputados estaduais mais votados votando no PT, incluindo Wilson Brandão que mais do que dobrou sua votação apoiando Wellington. Entre os federais, os 10 mais votados estavam com o governo. 

O empresário Jadyel Alencar é dono da Jupi Alimentos e da distribuidora Dimensão. Essa última foi investigada durante operação da Polícia Federal que apura desvios de recursos para compra de insumos pelo Governo do Estado durante a Pandemia. O candidato também ganhou o apoio do acadêmico de medicina Alvimar Júnior, filho do ex-prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (PP), que faleceu em maio deste ano no exercício do mandato. Desde então, assumiu a prefeitura a vice Betinha Brandão.

Jadyel Alencar tem conseguido apoios até mesmo no time da oposição (foto: reprodução)

Comente aqui