Professores aprendem em live a aplicar avaliação de sentimentos

Numa revolução forçada em decorrência da pandemia de Covid-19, muitas estratégias educacionais estão passando por transformações para funcionarem à distância. Em Teresina, o Programa Diálogos Socioemocionais nas Escolas, desenvolvido em 25 escolas da Prefeitura, também precisou se adaptar. Em janeiro de 2021 os alunos farão uma autoavaliação sobre suas emoções, mas dessa vez por meio de uma ferramenta virtual.


Para entender melhor o novo formato da autoavaliação formativa, professores, diretores e coordenadores pedagógicos participaram de uma live coordenada pelo Instituto Ayrton Senna e a 3GEN, parceiros da Secretaria Municipal de Educação (Semec) na realização do Programa Diálogos Socioemocionais.


O Programa vem ajudando alunos a refletirem sobre a importância do equilíbrio de emoções e a trabalharem competências necessárias para a formação humana. Sempre no início do ano, as turmas respondem em sala de aula um questionário sobre seus sentimentos. As respostas servem como bússola para o trabalho dos professores. Dessa vez, o teste será online, priorizando habilidades como foco, curiosidade para aprender, empatia, tolerância à frustração e tolerância ao estresse.


“Esse é um programa que faz toda a diferença para os alunos. Poder falar abertamente sobre sentimentos e se conhecer melhor é algo que ajuda, e muito, a melhorar a qualidade de vida desses jovens. A avaliação formativa no início do ano é um instrumento que permite o professor conhecer sua turma com foco no desenvolvimento socioemocional”, explica Celina Lira, coordenadora do Diálogos Socioemocionais no município.


De acordo com Juliana do Candian, especialista do IAS, o novo formato de autoavaliação é uma adaptação necessária para o regime de atividades não presenciais. “Sempre percebemos um grande engajamento dos professores de Teresina nas ações. A ferramenta avaliativa não é novidade para as escolas, mas sim a aplicação dela online para falar com o aluno sobre sentimentos. Os professores vão poder desenvolver esse importante trabalho mesmo à distância, com a mesma qualidade no planejamento e execução das ações”, concluiu.

Fonte: PMT

Comente aqui