PROBLEMA DA SECA É AGRAVADA POR CRISE POLÍTICA, SEGUNDO SECRETÁRIO

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Lima, defende que o Piauí está passando por um período que ele nomeou como sendo de “seca verde”, isso porque, mesmo com o aumento do volume de água, a produção agrícola não deve suprir as necessidades.

Para secretário, crise política agrava situação da seca.

“A quantidade de precipitação, nós vamos chegar a 70% da média histórica, que é razoável, por isso, todos os reservatórios acumularam, e alguns transbordaram. Já a produção, com a presença de chuvas espaças, em janeiro, fevereiro e março, levou a ataques de pragas. Então há um comprometimento da produção. A expectativa da produção é menor do que a que tínhamos em janeiro. Mas é bem melhor que a do ano passado. Nós vamos ter esse ano, uma espécie de seca verde”, afirmou.

O secretário ainda destacou que a crise política tem influenciado ainda mais a situação não tão promissora das colheitas deste ano. “A crise política está influenciando todos os setores da economia. A lentidão dos processos. A insegurança dos investidores de atuar. Lamentavelmente, há uma influência política muito ruim nesse sentido”, finalizou. 

Comente aqui