PREFEITURA E GOVERNO UNIDOS

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se reuniu na noite dessa segunda-feira (19) com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), com o objetivo de afinarem as relações entre Estado e Município. No jantar, os gestores disseram que apenas alinharam as ações administrativas entre os dois poderes, mas o que se comenta nos bastidores é que no encontro também foi ‘posto a mesa’ como será o apoio da Prefeitura na eleição do próximo ano. Em 2022, o governador deve apoiar como candidato ao governo o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), tendo como pretendente a vice o deputado Themístocles Sampaio (MDB). Rafael inclusive esteve presente no encontro de ontem à noite.

Na oportunidade, Pessoa teria cobrado novamente o repasse de recursos da Saúde e de Infraestrutura que deveriam ser enviados pelo Governo à Prefeitura de Teresina, mas estariam em atraso. Apesar da cobrança, o prefeito negou qualquer rumor de que estaria “brigado” ou com algum desentendimento com o govenador.

“Aqui tratamos de diversas pautas administrativas. Eu na Prefeitura e o governador no Estado, estamos caminhando juntos para que essa parceria administrativa possa fluir”, disse o prefeito.

O Governador preferiu não falar à imprensa, diretamente, sobre eleições de 2022 e uma possível união com a Prefeitura de Teresina, mas destacou que Governo e Prefeitura estão trabalhando juntos por Teresina. “Foi um encontro muito produtivo, a Prefeitura trouxe pautas de muito interesse público, como a preocupação da educação para as crianças, a ampliação de creches, para termos uma parceria nas escolas dos municípios e estado. Queremos essa mesma parceria na Saúde, melhorando o atendimento. Na parte de infraestrutura falamos sobre uma avenida para promovermos mais integração no Jacinta Andrade. Com isso, quem ganha é o povo de Teresina”, destaca Wellington Dias.  

Resta saber se essa parceria entre Governo e Prefeitura vai perdurar até o próximo ano e ajudar o deputado Themístocles Sampaio, um dos principais idealizadores e apoiadores da campanha vitoriosa de Doutor Pessoa à prefeitura de Teresina. O parlamentar ainda sonha com a vaga de vice na chapa do PT em 2022, porém teme que ocorra o que aconteceu nas eleições passada quando o governador preferiu escolher como candidata a vice Regina Sousa (PT), ao invés do presidente da Alepi.

Doutor Pessoa e Wellington Dias (foto: @robertaalinne)

Na semana passada, Themistocles chegou a reclamar da falta de empatia do Prefeito ao nome do deputado, que já cobrou o apoio do gestor da capital nas eleições de 2022. Doutor Pessoa acabou reagindo de forma mais dura e pareceu se incomodar com as cobranças, mas pelo visto com essa maior aproximação do governo Wellington Dias, o prefeito da capital mostra que dará seu apoio a chapa que deverá ter o colega deputado como candidato a vice.

“Nós aqui procuramos dialogar para fazer mais para o Piauí e fazer mais em parceria. Pontuamos vários assuntos, estradas e pontes, saneamento básico. Foi uma noite abençoada. Essa é uma parceria Pública Publica que vai fluir”, revela Doutor Pessoa.

Além de Rafael Fonteles, Doutor Pessoas e Wellingnton Dias, também estiveram presentes no jantar o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, o secretário municipal de administração, João Henrique Sousa, o secretário Estadual de Governo, Osmar Júnior, e outros secretários municipais.

RECURSOS PARA TERESINA

Sobre o débito do Estado com recursos a serem enviados para Saúde municipal, a dívida já teria baixado de R$ 17 para 15 milhões, após serem feitos um cruzamento de dados entre os poderes. Além desse recurso, o governo também teria autorizado R$ 6 milhões para asfalta ruas e avenidas da capital.

As obras de asfaltamento seguirão a mesma linha do que foi feito pelo Estado às vésperas da eleição de 2018 e 2020 quando o Estado asfaltou ruas de várias cidades do Piauí, pelo menos desta vez, a capital não vai ficar de fora.  

SEM CAVIAR

No cardápio do jantar, que foi servido após a conversa entre os gestores, foi servido aos convidados muito salmão, carne de sol, maria Isabel e capote.

Comente aqui