Prefeitos suplicam por emendas parlamentares

Por Francisco Barbosa e Viviane Menegazzo

Na manhã desta segunda-feira (11), gestores municipais participaram de reunião extraordinária da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para tratar das pautas que serão levantadas na XVIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 25 a 28 de maio, em Brasília.

O senador Elmano Ferrer abriu a reunião ressaltando que os municípios do Brasil estão na UTI. Segundo o senador, atualmente o Governo atribui aos municípios certas responsabilidades, mas não corresponde com o repasse que já está defasado e o Pacto Federativo precisa de uma reforma urgente.

Ele resumiu o que muitos dos prefeitos do Piauí fizeram questão reforçar: a situação de precariedade por que passam os municípios. Entre as prioridades levantadas pelos gestores municipais está a necessidade de destinação de emendas parlamentares para a saúde e a segurança pública do estado.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal (PSB), reforçou o discurso dos prefeitos ressaltando que os municípios vivem sufocados devido à queda no repasse  do FPM e, também, do Fundeb. Ele chegou a suplicar aos deputados federais que olhassem com carinho para os municípios e tentassem ajudar a solucionar essa situação. "Nos últimos vinte anos, a gente só absorve despesas e as receitas permanecem as mesmas. Então chegamos em um ponto de estrangulamento. Temos que fazer um novo pacto federativo. Queremos que quando o Governo Federal crie um programa ele dê o dinheiro suficiente para custeá-lo. E que reparta com os municípios a arrecadação dos tributos federais, hoje ele não faz isso", explica.   

Comente aqui