PREFEITO EMPOSSADO

Em seu discurso, Firmino fez um balanço da gestão e apontou para novos desafios em seu quarto mandato (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Viviane Menegazzo

Após a posse dos vereadores e eleição da mesa diretora, o novo presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (PSDB), agradeceu o voto dos colegas que votaram em sua totalidade na chapa que ele encabeçava. "Todos somos iguais. Nosso trabalho será pautado na ética e transparência. Cada um, com sua bandeira, tem direito de exercer a representatividade". Na ocasião, o vereador se dirigiu especialmente a Luiz Lobão, ex-presidente da Câmara, e disse que ele continuará auxiliando nessa nova fase.

Logo em seguida, foi dada posse ao prefeito Firmino Filho (PSDB) e ao vice Luiz Júnior (PMDB).

A mesa de honra foi composta pelo presidente Jeová Alencar, o primeiro secretário vereador José Venâncio (PP), o segundo secretário, vereador Dudu (PT), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Filho e o presidente da OAB/PI Chico Lucas.

Firmino Filho empossado para o quarto madanto (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vereadora Graça Amorim (PMB) discursou na tribuna da Câmara, agradecendo a Jeová Alencar a oportunidade de falar em nome dos colegas parlamentares, o que é segundo ela “uma grande responsabilidade". Sua fala foi pontuada principalmente a partir do dever de cada vereador diante do eleitor. "A minha missão é compartilhada e eu não a descobri sozinha, mas com as pessoas daqui. Foi na atividade política que pude entender esse compartilhar de boas intenções. Nesses 12 anos pude acompanhar o desenvolvimento de Teresina", disse.

Graça Amorim, que será também a líder do prefeito na Câmara, elogiou ainda "o olhar cuidadoso" do prefeito reeleito Firmino Filho. "Teresina tem um histórico de achar saídas, mas é preciso que cada um faça sua parte”.

Depois foi a vez de Firmino Filho. Após citar nominalmente cada um dos 29 vereadores, o prefeito apresentou seu histórico de vida e falou da cidade. "Meu nome é Firmino da Silveira Soares Filho e nasci no HGV. (...) Na minha caminhada pela Chapada do Corisco fui forjado pelo calor e pelas imagens na minha memória. Mesmo fora, sempre quis voltar para a minha cidade. Hoje renovamos a aliança entre a cidade e seu modelo de administração. Teresina passou por muitos processos de transformação. É fruto da migração campo-cidade. (...) Nesse novo século, novos itens compõem a agenda da cidade: mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida".

Prefeito sendo empossado para mais um mandato (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A defesa de uma melhor mobilidade urbana dá o tom não só de Firmino Filho, mas também dos vereadores, mesmo aqueles da base aliada. É um reconhecimento de que, mesmo com os indicadores defendidos pelo prefeito e aliados, Teresina ainda carece de um melhor sistema de transporte urbano.

Firmino também falou do futuro e prometeu avanços na saúde e educação, a construção de um sistema municipal de cultura e o fortalecimento dos laços com a economia solidária. Defendeu os investimentos externos, que segundo ele são importantes para geração de emprego e renda. 

O prefeito reeleito avaliou ainda o cenário para o ano que se inicia. "O ano de 2017 deverá ser tão crítico quanto 2016. Não podemos permitir que o caos chegue a Teresina”, disse Firmino. Ele também garantiu que não atrasará salários.

Veja o discurso na íntegra!

Comente aqui