POVOADO SANTA RITA É BENEFICIADO COM A PRAÇA LARGO DOS SALU

Foto: Rômulo Piauilino/PMT

Cerca de 300 famílias da localidade Santa Rita, zona rural da cidade, agora contam com um espaço urbanizado para atividades de lazer e socialização. O prefeito Firmino Filho entregou hoje (10) para a comunidade a Praça Largo dos Salu, uma obra sonhada e reivindicada pelos moradores da região, que foi executada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), com recurso de emenda parlamentar do vereador Aluísio Sampaio.

A praça possui uma área total de 1.059,27 m², com piso intertravado, bancos, lixeiras, estacionamento e acessibilidade para a população. O projeto da praça foi desenvolvido pela SDR e teve investimento total de aproximadamente R$ 111.168,00.

“É uma alegria entregar esse espaço que foi pensado pela comunidade. Não tenho dúvidas de que se tornará um símbolo para a Santa Rita. A localidade cresceu muito nos últimos anos, graças ao trabalho da comunidade, que é pujante. Ficamos muito satisfeitos em celebrar o aniversário de Teresina entregando espaços como este, o Largo dos Salu, que é fruto de um sonho dos moradores.  Nós estamos trabalhando para termos a cidade que sonhamos. E este ano vamos investir mais de R#250 milhões na nossa cidade”, destacou o prefeito Firmino Filho.

Para Teresa do Carmo, moradora da região, a Praça Largo dos Salu será o símbolo da luta da comunidade. “Toda a comunidade contribuiu para que hoje tivéssemos esse espaço. E vê-la hoje pronta nos mostra que quando a política enxerga as necessidades do povo, os resultados são muito eficazes. E essa praça é a prova de que a política pública pode sim ser levada para a zona rural”, comemorou.

HOMENAGEM

O nome escolhido para a praça tem uma grande referência para os moradores da localidade, pois é uma homenagem a uma antiga moradora chamada Salustiana Maria da Conceição, carinhosamente chamada de “Mãe Salu”, filha de Santo Corino e Cândida Maria do Nascimento. Um de seus filhos, que eram 10,  doou o terreno de sua propriedade, localizado no povoado, para que fossem construídas a igreja e a praça.

Salustiana passou a residir no povoado Santa Rita em meados dos anos 50 e sempre buscou viver com dignidade, respeito e contribuindo para uma sociedade melhor. Dotada de grande sabedoria, atuava na comunidade como uma espécie de conselheira, guiando e orientando nos mais diversos assuntos. Também gostava de prestar assistência religiosa, tendo em vista as inúmeras orações que fazia em prol da comunidade, levando palavra de conforto e paz aos moradores.

Comente aqui