POLÍTICA "CAFÉ COM LEITE"

O impasse entre a gestão do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), e os vereadores da capital tem mudado a rotina do gestor que já disse à imprensa que gosta de um café bem forte pela manhã, de preferência, num mercado público pela cidade. Porém, nos últimos dias, o prefeito tem tido que se adaptar ao café servido na casa de aliados políticos da Câmara, buscando aparar as arestas e garantir a continuidade de apoio à atual gestão.

Evaldo Gomes garante permanência do Solidariedade com indicações na Prefeitura em 2023 (foto: reprodução)

Neste último sábado (19), Doutor Pessoa tomou um café forte na casa do deputado estadual reeleito Evaldo Gomes (Solidariedade), que é presidente do partido e pai da vereadora da capital Fernanda Gomes (Solidariedade), a terceira parlamentar mais votada nas eleições municipais de 2020.

No encontro, teria ficado acordado que o partido de Evaldo continuará com o mesmo espaço dentro da Prefeitura de Teresina. Atualmente, o Solidariedade tem a indicação da Fundação Cultural Monsenhor Chaves que é comandada pelo secretário Ênio Portela. Com isso, aperar da promessa de reforma no seu secretariado para 2023, a pasta de Cultura não deverá sofrer qualquer alteração.

Dias atrás, o prefeito esteve reunido com o vereador Zé Nito (MDB) e com o deputado estadual e vice-governador eleito, Themistocles Sampaio (MDB). No jantar, oferecido vereador emedebista, que também é superintendente de Desenvolvimento Urbano da SAAD Sudeste da Prefeitura de Teresina, não teria sido tratado de política, segundo o próprio Doutor Pessoa. “Eu até gostaria que fosse, mas não discutimos nada de política, foi só um jantar mesmo”, garantiu Doutor Pessoa. Vale lembrar que no início do ano, Zé Nito teria ameaçado deixar a Superintendência, após o prefeito deixar o MDB, mas a situação foi contornada e parece que não haverá mudanças na SAAD Sudeste na reforma administrativa de Doutor Pessoa.

Apesar das discussões e derrotas da Prefeitura na Câmara, atual presidente do Legislativo garante apoio 'incondicional' à Doutor Pessoa (foto: reprodução)

Já no sábado anterior (12/11), o prefeito Doutor Pessoa participou de um café da manhã em Timon (MA), na casa de uma apoiadora do vereador e deputado estadual eleito, Jeová Alencar (Republicanos), que também esteve presente no encontro. A “reunião” informal serviu para mostrar que o atual presidente da Câmara e o gestor da capital estão tentando manter uma boa relação, apesar das trocas de farpas entre o Executivo e o Legislativo nos últimos dias. Na gestão municipal, a maior indicação de Jeová é no comando da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizada (SAAD) Sul.  

Ao que tudo indica, pelo menos até o fim do ano, a gestão municipal conseguira manter alguns dos seus principais aliados em sua base. Para aqueles que não tomarão café com Doutor Pessoa, o impasse deverá ser resolvido com o interlocutor entre o Executivo e o Legislativo que ao que tudo indica será o filho de doutor Pessoa e secretário da Eturb, João Duarte – o Pessoinha. Porém, vale lembrar que na Câmara a maior mudança promovida no Orçamento de 2023 pelos vereadores foi justamente na pasta comandada por Pessoinha. Assim, essas conversas entre o representante do Executivo e do Legislativo já devem iniciar bem acaloradas em busca de um acerto.

Na segunda (14/11), os vereadores também tomaram café após reunião parlamentar sobre o Orçamento e empréstimo da PMT proposto na Câmara (foto: Jailson Soares/ PD)

Comente aqui