PETROLÃO E SWISSLEAKS JUNTOS

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) afirmou que não há possibilidade da CPI da Petrobras não terminar em cassação de mandatos eletivos de políticos. E mais: já existem indícios que podem ligar o esquema de corrupção da maior empresa do governo brasileiro com o escândalo das contas escondidas do HSBC na Suíça, o chamado "Swissleaks".

Ele se diz espantado com a naturalidade com que alguns corruptos falam da roubalheira que acontecia na perturbar. “A CPI tem 120 dias e pode ser prorrogada por mais 60. Mas temos a certeza de que ela terá resultados práticos e, diferente do que jávimos acontecer, não vai terminar em pizza”, assegura Martins.

Outra novidade é a possibilidade do esquema de corrupção da Petrobras poder estar ligado ao escândalo do Swissleaks. “Sabemos dessa possível interligação entre essas contas [do HSBC] na Suíça e a corrupção da Petrobras, estamos aprofundando essas investigações”, adianta.

Rodrigo diz não ter dúvida nenhuma de que essa CPI vai terminar em cassação. “Pode não ser logo, pode não ser rápido, mas isso vai acontecer”, ressalta.

Sobre o grau de confiança na delações premiadas — nas quais boa parte das investigações e acusações contra parlamentares se baseiam —, ele resume seu pensamento em um argumento: “A delação assegura que o criminoso tem que provar o que diz. Se não provar, sua pena original é multiplicada por quatro”. Ou seja, para Rodrigo, as delações devem ser acompanhadas das provas e mentir, a esta altura do campeonato, não é bom negócio. Se há provas, as delações devem ser consideradas úteis. 

Comente aqui