ESTÁ LANÇADA A SORTE



por Marcos Melo e Erisnaldo Pereira

Os deputados estaduais já foram avisados: o Estado vai voltar a ter uma loteria. Com a crise instalada no Governo Federal e a recorrente queda de repasses do FPE (Fundo de Participação dos Estados), não há criatividade fiscal que supere a dobradinha "sorteio e raspadinha". O comunicado foi dado pelo próprio secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, durante encontro realizado nessa quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa.

Segundo Antônio Luiz Soares, superintendente de Receita do Estado, a LOTEPI vai ser reativada sob o controle total da SEFAZ. “A loteria não vai mais ser uma concessão de uma empresa; o dinheiro dos jogos entrará na conta única do Estado, e o Governo é quem vai distribuir os prêmios para as pessoas”, explanou rapidamente.


Antônio Luiz (dir.) relatou que a Sefaz terá que se estruturar para gerir a nova loteria do Estado, pois não haverá concessão do serviço

Para o deputado estadual João de Deus, do PT, o retorno de LOTEPI, é um tema polêmico. “O Piauí já teve a experiência de ter uma loteria e isso não se justificou, por isso foi tomado a decisão de desativá-la, agora, o Governo volta com essa proposição. É bom a gente fazer um debate, uma discussão sobre o tema”, destacou o parlamentar petista, que foi pego de surpresa pelo anúncio.


Até mesmo o líder do Governo, deputado João de Deus (centro), foi pego de surpresa pela novidade na arrecadação do Estado

Como líder do Governo, ele disse que irá facilitar os debates, chamando os autores da ideia de retornar a atividade lotérica para discutir o assunto. “A rigor, só tenho a destacar o fato dela ter fechado no passado. Se isso aconteceu é porque teve algum motivo, que não sei qual foi”, limitou-se a comentar o deputado João de Deus.

Comente aqui