OPOSIÇÃO AVALIA NOMES PARA 2022

Apesar de parecer já definido o nome da cabeça de chapa da oposição para concorrer ao governo do Piauí em 2022, o presidente do Partido Progressistas no Piauí, deputado Estadual Júlio Arcoverde, pede cautela e diz que tudo deverá ser definido através de pesquisas quantitativas e qualitativas que apontaram os nomes aptos a disputarem a candidatura de Governador e Vice.

Presidente do Progressistas no Piauí, deputado Júlio Arcoverde.

Por outro lado, o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB) já declarou à imprensa que seu nome está disponível e pretende disputar a candidatura ao governo do Piauí no próximo ano, podendo ter como candidatas a vice, as deputadas progressistas Iracema Portela e Margareth Coelho. “Olha o que nós do PP sabemos é que a Margareth não tem a pretensão de disputar nenhum cargo majoritário, ela já conversou com o Ciro Nogueira e deixou claro que quer continuar o trabalho em Brasília como deputada federal”, explicou Júlio Arcoverde.

Sobre a imposição de nomes, o presidente do PP disse que o que ficou acertado na última reunião é que os três nomes já colocados à mesa como pretensos candidato iniciariam suas caminhadas pelo interior.  “Desde quando soubemos que o senador Ciro não seria mais candidato, a gente fez uma reunião e o que ficou definido é que o Doutor Silvio, a deputada Iracema e o ex-senador João Vicente, iniciaram suas caminhadas pelo interior e então veríamos que seria o melhor candidato para formação da chapa da oposição como candidato a governador e vice. Isso através de pesquisas também”, ressaltou Arcoverde.

Ainda segundo o deputado, o ponta pé inicial dessa “pré-campanha” da oposição já foi dado no último dia 02 de setembro com um encontro de prefeitos na cidade de Buriti dos Lopes (PI). Na ocasião, se fizeram presentes tanto a deputada Iracema Portella, quanto o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, porém, o ex-senador João Vicente (PTB) não compareceu e há alguns dias anda sumido do cenário político estadual. Nos bastidores, o que se comenta é que o líder do PTB estaria incomodado com o crescimento do nome da deputada Iracema, que já lança seu nome com o apoio de dezenas de prefeito do progressistas pelo interior, o que lhe daria ampla vantagem perante os outros pré-candidatos.

Silvio Mendes e Iracema Portela durante encontro do PP em Buriti dos Lopes no último dia 02/09/2021.

Sobre o caso do “sumiço” de João Vicente Claudino, o deputado Júlio destaca que não pode falar sobre as intenções de outros partidos. “Eu estou mal conseguindo cuidar do Progressistas, não posso falar de outros partidos. O que falo também sobre o doutor Silvio do PSDB é apenas uma opinião minha”, ironizou.

Para o parlamentar, o ex-prefeito Silvio Mendes tem legitimidade em querer “impor” que o nome dele seja o de candidato ao governo. “O próprio Doutor Silvio tem o CPF próprio dele, os grandes líderes são assim. O Silvio representa um partido, que é o PSDB, e se o partido dele tiver um candidato a nível nacional ele vai ter que apoiar esse candidato do partido dele, assim como eu que sou do Progressista tenho que apoiar um candidato que meu partido apoiar. Caso contrário seria infidelidade partidária e nem recursos para campanha teríamos”, finaliza o deputado Júlio.

Comente aqui